E foi lançado o KDE Frameworks 5.83 com mais de 200 alterações, entre correções e melhorias. Confira as novidades dessa atualização.
Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
O segundo é o que nos interessa neste artigo, já que o Framework 5.64 já está disponível. Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications).
Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.
Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).
Agora, o Projeto KDE lançou o KDE Frameworks 5.83, uma nova versão principal de seu pacote de software de código aberto para o ambiente de desktop KDE Plasma que adiciona vários novos recursos e melhorias.
Novidades do KDE Frameworks 5.83
O KDE Frameworks 5.83 é uma atualização mensal e traz várias correções de bugs e melhorias para tornar sua experiência de Plasma e Aplicativos KDE mais estável, confiável e agradável.
Nesta atualização, existem mais de 220 alterações incluídas, que é uma atualização altamente recomendada para todos os usuários que usam o desktop KDE Plasma.
Os destaques incluem a capacidade de selecionar pastas na caixa de diálogo do seletor de pastas em aplicativos Flatpak, bem como outros aplicativos que usam portais XDG, novo ícone KMyMoney, novo ícone Goodvibes, suporte para efeito de desfoque atrás de plasmóides, uma correção para um vazamento de memória que ocorreu quando atualização de imagens de capa no formato de arquivo ASF (WMA), bem como uma correção para uma regressão que fazia com que o gerenciador de arquivos Dolphin travasse ao procurar por arquivos.
Claro, também existem várias outras correções de bugs e melhorias para tornar a área de trabalho do Plasma mais agradável, como conteúdo centralizado para botões de guia que incluem ícones e texto centralizam o conteúdo sem permitir que o texto transborde. Para obter mais detalhes sobre todas as mudanças incluídas neste lançamento mensal do KDE Frameworks, você pode estudar o changelog completo.
O KCommandBar que implementa um pop-up no estilo HUD que agrega todas as ações de menu de um aplicativo KDE agora foi adicionado a todos os aplicativos KDE baseados em KXMLGui, como Dolphin, Gwenview, Kdenlive, Konsole, Krita, Okular e muitos outros . Você pode usar com o atalho de teclado Ctrl + Alt + I.
Entre outras mudanças dignas de nota, o KDE Frameworks 5.83 ativa o plugin HEIC para salvar todos os perfis ICC, corrige um loop de ligação comum que reduz o desempenho em aplicativos baseados em QtQuick, melhora o suporte para atalhos globais que incluem o caractere e comercial (&), atualiza o Plasma Wayland Os protocolos dependem da versão 1.3.0 para a sessão do Plasma Wayland e adiciona uma opção no miniaplicativo NetworkManagerQt para desabilitar o IPv6.
O lançamento do KDE Frameworks 5.83 também inclui uma barra de navegação atualizada para o gerenciador de arquivos Dolphin exibir um texto mais amigável para os resultados da pesquisa, uma correção para uma falha na área de trabalho do Plasma que ocorreu ao exibir os eventos de um dia com exatamente 5 eventos usando um dos widgets de calendário e melhorias na funcionalidade de verificação ortográfica instantânea no Kate, KDevelop e outros aplicativos baseados no KTextEditor com versões recentes do Qt.
Além disso, a página de identificação do navegador das configurações do sistema foi removida desta versão porque agora é considerada inútil, a interpolação cúbica monotônica foi implementada para os gráficos no aplicativo Monitor do sistema e widgets do monitor do sistema para não mostrar mais grumos estranhos no final, e cores planas agora estão sendo usadas em vez de gradientes para imagens de avatar geradas automaticamente e usadas em vários lugares na área de trabalho e aplicativos do Plasma.
O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.
Como instalar
O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador. É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.
Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.