E foi lançado o KDE Frameworks 5.82 com mais de 200 alterações, entre correções e melhorias. Confira as novidades dessa atualização.
Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
O segundo é o que nos interessa neste artigo, já que o Framework 5.64 já está disponível. Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications).
Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.
Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).
Agora, o Projeto KDE lançou o KDE Frameworks 5.82, uma nova versão principal de seu pacote de software de código aberto para o ambiente de desktop KDE Plasma que adiciona vários novos recursos e melhorias.
Novidades do KDE Frameworks 5.82
KDE Frameworks 5.82 melhora os itens de grade nas páginas de Configurações do sistema, tornando-os totalmente acessíveis, adicionando navegação por teclado e melhorando a usabilidade em telas sensíveis ao toque e a capacidade de descoberta ao implementar a capacidade de exibir suas ações em linha para o item selecionado no momento e aquele que passou pelo mouse.
Além disso, uma falha nas configurações do sistema que ocorria ao navegar de uma página baseada em QtQuick para outra também foi corrigida no KDE Frameworks 5.82.
E como o diz o tíulo deste artig, o KDE Frameworks 5.82 vem com mais de 200 alterações para melhorar a geração de miniaturas durante as capturas de tela ou ao copiar arquivos, tornar mais fácil adicionar eventos ao Kontact a partir do pop-up do Digital Clock e melhorar a sessão do Plasma Wayland corrigindo submenus dos menus de contexto para miniaplicativos Plasma.
O suporte para o Kate e outros aplicativos baseados no KTextEditor também foi aprimorado no KDE Frameworks 5.82, abordando uma falha que ocorreu ao abrir um arquivo e escolhendo a opção “Fechar arquivo, descartando conteúdo” na mensagem de aviso que aparece no aplicativo, um raro travar ao arrastar texto, bem como um problema de largura da tela com o pop-up de autocompletar de código.
Entre outras mudanças dignas de nota, o KDE Frameworks 5.82 renova tanto o miniaplicativo Plasma Calendar quanto o pop-up do miniaplicativo Digital Clock para parecer mais moderno e consistente, melhora o suporte de indexação para pastas movidas ou renomeadas e torna a caixa de diálogo “Abrir ou executar” modal para evitar o lançamento de um aplicativo várias vezes.
Além disso, o KDE Frameworks 5.82 melhora o suporte para aplicativos KDE baseados em QtQuick-, Kirigami- e QWidgets corrigindo várias falhas visuais ou bugs, adiciona suporte para atalhos da web para exibir seus ícones por padrão e adiciona suporte para redimensionar ícones gradualmente no Painel de plasma ao alterar sua espessura.
O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.
Como instalar
O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador. É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.
Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.