E foi lançado o KDE Frameworks 5.80 com suporte para formatos de imagem HEIF e HEIC, e mais. Confira as novidades dessa atualização.
Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.
Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).
Agora, o Projeto KDE anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do KDE Frameworks 5.80 como uma atualização mensal para março de 2021 de seu pacote de software livre e de código aberto.
Novidades do KDE Frameworks 5.80
O KDE Frameworks 5.80 é mais uma atualização robusta para a coleção de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt, que fornecem uma ampla gama de funcionalidades comumente necessárias para o ambiente de área de trabalho e aplicativos do KDE Plasma.
As maiores mudanças neste lançamento incluem a implementação de suporte para formatos de imagem HEIF (High Efficiency Image File Format) e HEIC (High Efficiency Image Coding) em todos os aplicativos KDE, melhorias na velocidade de inicialização para todos os aplicativos baseados em Kirigami e melhor suporte para Windows aplicativos quando instalados via Wine.
O KDE Frameworks 5.80 também melhora os resultados da pesquisa no menu do aplicativo Kickoff para não mostrar mais ícones desfocados para aplicativos que usam pictogramas no formato de arquivo .ico e melhor suporte para gerar a miniatura correta de arquivos de imagem ao renomeá-los com o mesmo nome de um arquivo de imagem renomeado anteriormente (problema de cache).
Além disso, o indexador de arquivo Baloo foi atualizado para não indexar mais arquivos de compilação Ninja ou arquivos de troca .swp, o conteúdo da barra de ferramentas em aplicativos Kirigami agora é muito mais suave quando uma barra lateral é recolhida e há poucas correções para aplicativos baseados em KTextEditor para não travar mais ao limpar todos os seus favoritos.
As configurações do sistema também receberam algumas melhorias no KDE Frameworks 5.80, como suporte para organizar as colunas na ordem correta ao usar um tamanho de janela grande e uma linguagem da direita para a esquerda (RTL), melhor alinhamento para itens adjacentes nas visualizações de grade , bem como páginas de configurações independentes com melhor aparência.
Entre alguns dos bugs críticos corrigidos neste lançamento do KDE Frameworks, há um problema ao comparar dois arquivos na caixa de diálogo de substituição de mover/copiar que mostrava diferenças de tamanho incorretas como sendo 16 EB para arquivos maiores que 2 GB, uma falha no Konsole emulador de terminal que ocorria durante a pesquisa de novas configurações de aparência usando a caixa de diálogo “Obter [coisa]”, e uma falha com as dicas de ferramentas mostradas para os botões em ambos os lados do campo de texto do KRunner quando nenhum resultado da pesquisa estava visível.
Algumas melhorias visuais também estão presentes para tornar o texto de espaço reservado nos campos de texto e caixas de texto do Plasma do KDE para mostrar o cursor do mouse direito e a cor ao mover o mouse sobre ele, melhorar as caixas de rotação em aplicativos baseados em QML, bem como forçar o KDE Os aplicativos baseados em Plasma e QML respeitam totalmente as configurações de duração da animação ou não exibem nenhuma animação se estiverem desativados nas Configurações do sistema.
Além disso, as caixas de diálogo “Get new [thing]” foram visualmente aprimoradas nesta versão para exibir corretamente o ícone no canto superior esquerdo que indica o status dos itens e para lembrar a posição de rolagem na visualização da janela que criou a caixa de diálogo .
Para mais detalhes, o changelog completo está disponível nesse endereço.
Dá para instalar?
O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador.
É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.
Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.