E foi lançado o KDE Frameworks 5.79 com mais de 300 alterações e melhorias no Dolphin. Confira as novidades dessa atualização.
Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.
Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).
Agora, o Projeto KDE lançou o KDE Frameworks 5.79, uma atualização mensal do pacote de software de código aberto que contém 83 bibliotecas adicionais para o Qt para fornecer a funcionalidade necessária para o ambiente de desktop KDE Plasma.
Novidades do KDE Frameworks 5.79
Entre as mudanças dignas de nota, o KDE Frameworks 5.79 adiciona melhor suporte para miniaplicativos da bandeja do sistema com listas de ações em expansão ao usar fontes ou tamanhos de fonte não padrão, remove a capacidade dos aplicativos KDE de exibir volumes do Docker em seus painéis Locais e adiciona a capacidade de arraste aplicativos baseados em QML de áreas vazias de seus cabeçalhos e fundos.
Esta versão também adiciona suporte para aplicativos KDE para lembrar seu estado de janela minimizado ou maximizado quando eles são fechados e reabertos, adiciona a capacidade de editar o arquivo .desktop de um programa em execução sem congelamento de sessão de desktop Plasma, melhora o suporte para aplicativos Kirigami que tem muitos ícones para reduzir o uso de memória e permite aplicar imediatamente papéis de parede recém-baixados que contêm espaços em seus nomes.
Os destaques do lançamento do KDE Frameworks 5.79 incluem um gerenciador de arquivos Dolphin muito aprimorado que agora lida melhor com arquivos contendo caracteres não-ASCII, suporta a exibição de miniaturas para arquivos de cursores animados do Windows .ANI e não trava mais ao pular a operação de copiar ou mover de uma grande quantidade de arquivos em rápida sucessão.
Em relação ao gerenciador de arquivos Dolphin, agora é possível desfazer a exclusão de um arquivo ou pasta sem substituir inesperadamente um item existente que tem o mesmo nome do arquivo ou pasta recuperado.
Além disso, ao abrir um arquivo em um aplicativo KDE que foi acessado de um navegador da web e, em seguida, acessar a caixa de diálogo Abrir novamente, você não verá mais o site pai do arquivo.
O aplicativo KDE Connect também foi atualizado e agora permite gerenciar notificações do seu smartphone Android, que agora pode lidar melhor com muitas notificações sem travar.
O visualizador de documentos do Okular também foi aprimorado e agora pode abrir novamente os arquivos acessados de um navegador da web usando a caixa de diálogo “Abrir” e permite que os usuários fechem sua barra de pesquisa usando a tecla Escape.
As configurações do sistema foram atualizadas para não travar mais ao navegar para a subpágina “Aparência” da página Bloqueio de tela e depois navegar para longe.
Além disso, as páginas de Configurações do sistema com visualizações de grade agora seguem o estilo de aparência padrão para itens de grade suspensos.
O KDE Frameworks 5.79 apresenta um novo ícone na bandeja do sistema para o cliente Telegram Desktop que usa as cores e aspectos corretos do esquema de cores padrão do seu sistema, um novo ícone para o cliente NeoChat Matrix, ícone do iniciador de aplicativo Kickoff atualizado no painel “Alternativas” do Plasma para refletir sua nova aparência e o tema de ícone monocromático Breeze aprimorado para manter seu estilo monocromático ao usar fatores de escala acima de 200%.
Há também um melhor suporte ao touchpad para aplicativos baseados em QML, um serviço de indexação de arquivos Baloo atualizado que agora pode indexar arquivos corretamente em pastas ocultas e uma caixa de diálogo KNewStuff (Obter novo [coisa]) muito aprimorada que agora exibe corretamente o conteúdo instalado recentemente ao ativar o filtro “Instalado” mostra os números das avaliações com estrelas e oferece uma IU simplificada de classificação e filtragem.
Existem mais de 300 alterações incluídas nesta versão, e o changelog completo está disponível nesse endereço.
O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador.
É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.
Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.