E foi lançado o KDE Frameworks 5.77 com mais de 250 correções e melhorias para seus app favoritos do KDE. Confira as novidades dessa atualização.
Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.
Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).
Agora, o Projeto KDE anunciou recentemente o lançamento e a disponibilidade geral do pacote de software de código aberto KDE Frameworks 5.77, uma atualização mensal que incorpora várias melhorias e correções de bugs para aplicativos KDE.
Novidades do KDE Frameworks 5.77
O KDE Frameworks 5.77 que foi lançado traz um mês de melhorias, correções de bugs e novos recursos para tornar a sua experiência de Plasma e Aplicativos KDE muito melhor e mais confiável do que nunca.
Existem mais de 250 mudanças incluídas nesta atualização mensal, mas abaixo você verá algumas das mais importantes.
Em primeiro lugar, as melhorias de usabilidade como o KDE Frameworks 5.77 torna possível enviar vários arquivos para um dispositivo Bluetooth.
O painel Locais nas caixas de diálogo de arquivo também foi atualizado nesta versão para corresponder ao novo comportamento do gerenciador de arquivos Dolphin de apenas destacar uma entrada no painel Locais quando a localização exata é exibida na visualização principal.
Além disso, uma nova opção na caixa de diálogo de substituição de arquivo padrão permitirá que você substitua arquivos mais antigos automaticamente, e é mais uma vez possível navegar para outras pastas com o teclado em navegadores de URL.
O suporte para compartilhamentos NFS e Samba também foi melhorado, os tempos relativos agora são usados em todo o ambiente de desktop KDE Plasma em vez dos tempos brutos (por exemplo, 15 minutos atrás), e os conjuntos corretos de arquivos agora são exibidos na seção “Usado com frequência” ou “Usado recentemente” em vários locais do Plasma (por exemplo, guias do Kickoff).
Em configurações de várias telas, o KDE Frameworks agora coloca o menu que aparece ao arrastar e soltar itens da área de trabalho na tela correta.
Para completar, esta versão torna o uso do atalho Meta + Tab na página de atalhos das configurações do sistema mais confiável.
E agora, para as mudanças visuais, pois o KDE Frameworks 5.77 adiciona suporte para todos os aplicativos KDE para exibir belos ícones para arquivos de legenda de vídeo, arquivos Math, imagens QEMU e SquashFS, bem como arquivos de fonte TrueType e, finalmente, torna o ícone do Kup na bandeja do sistema monocromático.
Além disso, os usuários de sessão do Plasma Wayland agora serão capazes de reatribuir atalhos de teclado sem acionar suas ações por acidente, e o gerenciador de pacotes do Plasma Discover agora executa melhor as atualizações para complementos da store.kde.org.
Outras mudanças visuais incluem um botão claro atualizado dentro dos campos de texto do KDE Plasma que não se sobrepõe mais ao texto longo, desenho de cores aprimorado das barras de rolagem do Plasma ao usar um tema claro do Plasma e um esquema de cores escuras para aplicativos, bem como cabeçalhos de seção atualizados e separadores no Kirigami com base em aplicativos para ter uma aparência melhor.
Além disso, o KDE Frameworks agora alinha corretamente o texto em vários layouts nas Configurações do sistema, Plasma Discover e outros aplicativos para os controles próximos, ajusta as barras indicadoras de progresso nas notificações do Plasma para não serem mais exibidas além de seus limites e remove o separador extra no menu arrastar e soltar da área de trabalho.
Vários bugs desagradáveis também foram eliminados no KDE Frameworks 5.77, incluindo uma falha nas configurações do sistema que ocorreu ao clicar no botão “Obter novos scripts” na página de scripts do KWin, bem como um problema que causava arquivos que foram renomeados e imediatamente excluídos para ainda aparecer no índice de Baloo.
Por último, mas não menos importante, o KDE Frameworks 5.77 torna mais confiável a remoção de itens instalados por meio do sistema Get New [Thing].
O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.
Como instalar o KDE Frameworks
O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador.
É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.
Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.