E foi lançado o KDE Frameworks 5.76 com mais melhorias e correções para seus app favoritos do KDE. Confira as novidades dessa atualização.
Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.
Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).
Agora, o Projeto KDE lançou hoje o KDE Frameworks 5.76 como a atualização de manutenção mensal para o pacote de software de código aberto para o ambiente de desktop KDE Plasma.
Novidades do KDE Frameworks 5.76
KDE Frameworks 5.76 vem com várias melhorias e correções de bugs projetadas para tornar sua experiência de desktop Plasma mais agradável, bem como mais estável, segura e confiável.
Os destaques incluem suporte para arquivos PSD de 16 bits para miniaturas e visualizações em todos os aplicativos KDE, suporte completo para a biblioteca KIO para preservar atributos estendidos durante operações comuns de manipulação de arquivo, bem como a capacidade de as caixas de diálogo Abrir/Salvar de arquivo manipular corretamente os nomes de arquivo contendo o caractere “#” e para redirecionar os usuários para uma pasta existente, em vez de mostrar uma mensagem de erro ao tentar criar uma com o mesmo nome.
Várias melhorias estão presentes para aplicativos baseados em Kirigami, como suporte para itens de lista arrastáveis para usar o cursor de mão agarrável quando o cursor é passado sobre eles, melhor suporte RTL (direita para esquerda) para o layout da barra lateral e centralização horizontal para ícones em barras laterais recolhidas.
Além disso, os botões de ferramentas em aplicativos baseados em Kirigami e QML agora indicam visualmente quando eles têm o foco do teclado e agora é possível fechar folhas em aplicativos baseados em Kirigami usando a tecla Escape.
Além do mais, as caixas de combinação no Kirigami e em outros aplicativos baseados em QML agora usam a cor correta, se tiverem itens suficientes para serem roláveis.
No que diz respeito aos atalhos de teclado, o KDE Frameworks 5.76 melhora os miniaplicativos do Plasma que possuem atalhos de teclado atribuídos para torná-los ativos para desativação ao usar o mesmo atalho, exceto para o miniaplicativo da bandeja do sistema, que precisa de mais trabalho.
Também para miniaplicativos Plasma, seus cabeçalhos agora usam as cores corretas do tema Breeze Dark Plasma e agora é possível fechar os pop-ups de caixas de combinação editáveis clicando fora delas.
Entre outras melhorias, há suporte para o recurso de correspondência de colchetes no Kate, KDevelop e outros aplicativos baseados em KTextEditor para combinar colchetes angulares, contornos borrados foram removidos dos controles deslizantes na área de trabalho do Plasma e o cabeçalho da barra lateral do Plasma Discover não cobre mais parcialmente o primeiro alguns itens na lista da barra lateral.
O KDE Frameworks 5.76 também melhora o painel Locais no gerenciador de arquivos Dolphin, as caixas de diálogo de arquivo e vários outros locais para incluir entradas para as pastas Música, Imagens e Vídeos por padrão, tornando o texto da legenda em vermelho no miniaplicativo Discos e Dispositivos da bandeja do sistema mais legível para dispositivos sem muito espaço livre em disco.
Entre as correções de bugs, o KDE Frameworks 5.76 corrige um problema que impedia que os itens atualizados de store.kde.org através do gerenciador de pacotes do Plasma Discover ou da janela Get New [Thing] fossem atualizados na próxima vez que você verificasse atualizações, bem como um travamento comum que ocorreu quando o usuário instalou ou atualizou temas usando o Plasma Discover ou Get New [Thing].
Também foi corrigido um vazamento de memória no editor de texto Kate e outros aplicativos baseados no KTextEditor, um bug na sessão do Plasma Wayland que fazia o KRunner consumir mais recursos da CPU do que o necessário e uma falha comum nas configurações do sistema que ocorria ao abrir vários QML- páginas baseadas.
Por último, mas não menos importante, esta versão remove os arquivos ignorados no número total de arquivos impressos no final de uma notificação para operações de movimentação ou cópia de arquivo e faz a visualização de diferentes itens nas caixas de diálogo Abrir/Salvar de arquivo para sempre atualizar corretamente durante a visualização painel está aberto e movendo o mouse.
O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.
Como instalar o KDE Frameworks 5.76
O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador.
É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.
Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.
- Como instalar o jogo Freedoom no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo TripleA no Linux via Snap
- Como instalar o emulador arcade RetroArch no Linux via Snap
- Como instalar o jogo WolfenDoom: Blade of Agony no Linux