KDE Frameworks 5.74 lançado com melhorias empolgantes

E foi lançado o KDE Frameworks 5.74 com melhorias empolgantes para seus app favoritos do KDE. Confira as novidades dessa atualização.

Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.

Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.

Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.

Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).

Agora, o Projeto KDE lançou hoje o KDE Frameworks 5.74 como a atualização de manutenção mensal para o pacote de software de código aberto para o ambiente de desktop KDE Plasma.

Novidades do KDE Frameworks 5.74

KDE Frameworks 5.74 lançado com melhorias empolgantes
KDE Frameworks 5.74 lançado com melhorias empolgantes

Assim como o lançamento do KDE Frameworks 5.73 do mês passado, o KDE Frameworks 5.74 vem com inúmeras mudanças, novos recursos, correções de bugs e outras melhorias para tornar a experiência do ambiente de desktop KDE Plasma mais agradável, estável, mais rápida e confiável.

Há muitas mudanças nesta atualização mensal, mas as maiores incluem a capacidade dos aplicativos KDE baseados em QWidgets de lembrar as posições das janelas quando fechadas e reiniciadas no X11, em uma base de acordo com a tela.

Este foi um recurso muito solicitado e acredito que muitos fãs de Plasma irão adorar. A versão Wayland desse recurso também estará disponível em breve, diz o desenvolvedor Nate Graham, que implementou a mudança.

E será ainda melhor do que a implementação do X11, pois lembrará as posições das janelas para todos os aplicativos KDE, bem como aplicativos não-KDE. Outra mudança interessante neste lançamento é a capacidade de usar atalhos globais para o lançamento de aplicativos de terceiros.

A implementação estava lá, mas provavelmente não funcionou, então não, finalmente foi consertada.

O KDE Frameworks 5.74 faz com que o editor de texto Kate e outros aplicativos baseados no KTextEditor abram arquivos grandes até 40% mais rápido e mostrem um indicador de zoom na barra de status quando o nível de zoom atual não está definido para 100%, e melhora o Página de contas online nas configurações do sistema com suporte para temas escuros ao conectar uma conta do Google.

A escala fracionária foi aprimorada para resolver várias pequenas falhas gráficas que surgiram após alterar o fator de escala de todo o sistema na área de trabalho do Plasma, o gerenciador de arquivos Dolphin não trava mais durante o compartilhamento de arquivos Bluetooth e o indexador de arquivos Baloo não consome mais todos os recursos do sistema ao indexar arquivos.

O mesmo vale para o gerenciador de arquivos Dolphin ao abrir a localização das Tags (tags:/).

Além disso, o KDE Frameworks 5.74 reimplementa o suporte para configurar atalhos globais que usam símbolos (por exemplo, Meta +! Ou Meta + &), que podem ser acessados ​​mantendo pressionada a tecla Shift e remove uma barra de rolagem horizontal desnecessária das configurações do Okular e do Gerenciamento de energia janelas.

Vários aprimoramentos foram adicionados aos navegadores de URL em vários aplicativos KDE para melhorar o efeito de destaque ao passar o mouse sobre arquivos e pastas, bem como para anexar barras automaticamente ao final do nome da pasta atual ao digitar um caminho.

A criação de novos arquivos e pastas também foi melhorada e o Plasma agora remove automaticamente todos os espaços à direita quando o nome contém espaços, sem incomodar os usuários com mensagens de aviso desnecessárias.

Além disso, agora é possível visualizar metadados de letras para arquivos de áudio codificados há mais de 20 anos em versões pré-OS X macOS em vários aplicativos KDE como Dolphin e Elisa.

O KDE Frameworks 5.74 também traz muitas correções e melhorias para os aplicativos Get New Things (KNewStuff) e Kirigamin, ícones de tema Breeze mais agradáveis ​​para arquivos do mecanismo Godot e o gerenciador de senhas KeePassXC e mais polimento para os menus do miniaplicativo do Menu Global e para várias páginas de Configurações do Sistema .

O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.

Como instalar o KDE Frameworks 5.74

O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador.

É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.

Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis ​​do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 319

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.