KDE Frameworks 5.73 lançado com muitas mudanças nos ícones do Breeze, Kirigami e KNewStuff

E foi lançado o KDE Frameworks 5.73 com muitas mudanças nos ícones do Breeze, Kirigami e KNewStuff. Confira as novidades dessa atualização.

Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.

Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.

O segundo é o que nos interessa neste artigo, já que o Framework 5.64 já está disponível. Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications).

Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.

Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).

Agora, o Projeto KDE lançou o KDE Frameworks 5.73, uma nova versão principal de seu pacote de software de código aberto para o ambiente de desktop KDE Plasma que adiciona vários novos recursos e melhorias.

Novidades do KDE Frameworks 5.73

KDE Frameworks 5.73 lançado com muitas mudanças nos ícones do Breeze, Kirigami e KNewStuff

O KDE Frameworks 5.73 é uma atualização mensal do pacote de software de código aberto, mas traz muitas mudanças interessantes.

Por exemplo, o construtor Kirigami UI recebeu um novo componente FlexColumn e agora oferece suporte à visibilidade de ação no GlobalDrawer, junto com otimizações para o layout móvel e para a acessibilidade dos campos de entrada Kirigami.

KNewStuff, a ferramenta usada para baixar e compartilhar dados adicionais do aplicativo, também recebeu muitas melhorias, começando com um layout ligeiramente renovado para parecer mais equilibrado, vários ajustes na tela de boas-vindas, correções para algumas falhas visuais ao baixar itens, a capacidade para excluir entradas atualizáveis ​​e dicas de ferramentas para diferentes modos de visualização na caixa de diálogo QML.

O tema do ícone do Breeze também sofreu muitas mudanças durante o ciclo de desenvolvimento do KDE Frameworks 5.73, e agora vem com um monte de novos ícones para Kontrast, kirigami-gallery, ângulo de ajuste, substituição de documento, status SMART, tarefa recorrente, compromisso recorrente, ação/botão de substituição e tipo mime de aplicativos/pkcs12.

Além disso, o KRunner foi aprimorado para não travar mais quando o usuário digita qualquer coisa enquanto o plugin PIM Contact Search está ativo, o navegador de URL no gerenciador de arquivos Dolphin, as caixas de diálogo de arquivo e vários outros aplicativos KDE agora apresentam um comportamento de auto-completar aprimorado, e os pop-ups do widget do Plasma não aparecem mais no Alternador de Tarefas.

Entre outras melhorias notáveis ​​no KDE Frameworks 5.73, há suporte para a caixa de diálogo de substituição de arquivo para informar aos usuários se os dois arquivos são idênticos, a capacidade do gerenciador de arquivos Dolphin localizar ações extras para abrir outros aplicativos no nível básico de seu menu de contexto em vez de um submenu, bem como suporte para a caixa de diálogo Propriedades para exibir somas de verificação SHA512 para arquivos.

Também vale a pena mencionar o fato de que as extensões de nome de arquivo agora são anexadas à lista de tipos de arquivo em caixas de diálogo de abrir/salvar quando há várias entradas com o mesmo nome. Vários travamentos de plasma também foram corrigidos no KDE Frameworks 5.73, especialmente para o widget Monitor térmico, e você pode estudar todas as alterações incluídas nesta versão visitando o changelog completo.

O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.

Como instalar o KDE Frameworks 5.73

O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador. É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.

Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis ​​do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 294

Sair da versão mobile