Sem muito alarde foi lançado o KDE Frameworks 5.68 com mais de 187 alterações e novos recursos. Confira as novidades dessa atualização.
Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
O segundo é o que nos interessa neste artigo, já que o Framework 5.64 já está disponível. Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications).
Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.
Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).
O pacote de aprimoramento é concluído com suas bibliotecas, e recentemente, eles lançaram o Frameworks 5.68.0, uma nova versão que vem com muitos ajustes que melhorarão a experiência do usuário em todos os softwares relacionados à Comunidade KDE.
Novidades do KDE Frameworks 5.68
Quanto ao número de alterações, o Frameworks 5.68.0 introduziu um total de 187 melhorias espalhadas por software como Baloo, ícones Breeze, KConfig, KIO ou Kirigami.
Como sempre, em sua lista oficial de novidades, que você pode ver aqui, eles mencionam todos eles, mas com uma linguagem muito menos atraente do que a usada por Nate Graham para mencionar tudo em que estão trabalhando.
Por esse motivo, deixaremos uma lista não oficial de notícias que chegaram com o KDE Frameworks 5.68.0:
- Em todas as aplicações do KDE, o texto na interface do usuário que se supõe estar em negrito agora é mostrado em negrito conforme o esperado.
- A opção “Executar no terminal” agora funciona ao usar Wayland e Konsole é o emulador de terminal padrão.
- Vários ícones no plasma agora respeitam e refletem melhor seu esquema de cores.
- O indexador de arquivos Baloo agora percebe e re-indexa arquivos que foram alterados durante o processo de indexação inicial.
- A nova exibição de miniaturas na janela “Get New [Thing]” agora funciona.
- Para o aplicativo Telegram, um ícone monocromático foi adicionado na bandeja do sistema e o ícone foi refinado para parecer mais com o original.
- Corrigido um problema em que as configurações do sistema podiam falhar após a instalação de novos temas de ícones.
- Os ícones na barra lateral do painel emoji agora ficam bem quando se usa um alto fator de escala de DPI.
- Corrigido o deslocamento na página de detalhes das novas janelas “Obter novo [artigo]”.
- Yakuake tem um novo ícone.
O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.
Como instalar o KDE Frameworks 5.68
Em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.
- Como instalar o jogo Combined! no Linux via Flatpak
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
O que está sendo falado no blog
No Post found.
Post Views: 177