KDE Frameworks 5.66 lançado com mais de 100 alterações

Sem muito alarde foi lançado o KDE Frameworks 5.66 com mais de 100 alterações. Confira as novidades dessa importante atualização.

Toda vez que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.

KDE Frameworks 5.66 lançado com mais de 100 alterações
KDE Frameworks 5.66 lançado com mais de 100 alterações

Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.

Conforme explicado pela Comunidade KDE, os Frameworks são mais de 70 bibliotecas de complementos para o Qt que fornecem uma ampla variedade de funções que servem basicamente para fazer com que todo o software do KDE funcione da melhor maneira possível.

Nos últimos 7 dias, o KDE atualizou seus três principais grupos de software.

Na última terça-feira, eles lançaram o Plasma 5.17.5, dois dias depois lançaram o KDE Applications 19.12.1 e hoje fizeram o mesmo com o KDE Frameworks 5.66.

Novidades do KDE Frameworks 5.66

Como lemos na nota de seu lançamento, que no caso dos Frameworks também inclui a lista de novidades, o Frameworks 5.66 chegou com um total de 124 alterações distribuídas em softwares como Baloo, KConfig, KContacts ou KIO.

A seguir, você verá algumas das novidades que chegaram nesta nova versão, três de uma dessas listas não oficiais com uma linguagem mais agradável e simples.

  • Os arquivos de projeto do Audacity agora incluem bons ícones do Breeze.
  • A caixa de diálogo de propriedades da pasta agora oferece uma opção para explorar a pasta no Filelight, se estiver instalada.
  • No Wayland, o widget explorer agora pode ser usado.

O Framework 5.66 está disponível desde 11 de janeiro, mas, como as alterações introduzidas não são tão coloridas, a Comunidade KDE não as promove ou anuncia tanto quanto o KDE Applications ou Plasma, portanto, não ouvimos falar sobre seu lançamento oficial até hoje.

E aprendemos porque ele já está disponível no Discover, desde que você esteja usando o repositório KDE Backports ou um sistema operacional com repositórios especiais, como o KDE neon.

A próxima versão já será o KDE Frameworks 5.67, programada para 8 de fevereiro e abrirá o caminho para os aplicativos KDE 19.12.2 e Plasma 5.18, o ambiente gráfico que incluirá o Kubuntu 20.04 Focal Fossa.

O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.


Aliás, os pacotes do KDE Frameworks 5.66 em breve entrarão nos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições Linux favoritas. Portanto, se você estiver usando o melhor e mais recente ambiente de desktop KDE Plasma, atualize para esta versão assim que possível.

O que está sendo falado no blog

No Post found.

Post Views: 244
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.