KDE Frameworks 5.64 lançado com mais de 200 alterações

Sem muito alarde foi lançado o KDE Frameworks 5.64.0 com mais de 200 alterações. Confira as novidades dessa atualização.

Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.

KDE Frameworks 5.64 lançado com mais de 200 alterações
KDE Frameworks 5.64 lançado com mais de 200 alterações

Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.

O segundo é o que nos interessa neste artigo, já que o Framework 5.64 já está disponível. Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications).

Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.

Agora, o Projeto KDE lançou no fim de semana o pacote de software de código-fonte aberto KDE Frameworks 5.64, uma atualização mensal para outubro de 2019 que inclui inúmeras alterações e correções.

Novidades do KDE Frameworks 5.64

O KDE Frameworks 5.64.0 traz mais de 200 centenas de alterações no pacote usado pelo ambiente KDE Plasma Desktop e no pacote de aplicativos KDE Applications, na tentativa de melhorar o desempenho geral, estabilidade, segurança e confiabilidade do KDE Plasma, aplicativos de desktop e relacionados.

Os destaques deste release incluem suporte inicial para a próxima estrutura de aplicativos de código aberto e plataforma multiplataforma Qt 5.15, suporte para a série CMake 3.5 das ferramentas de criação de pacotes de código aberto e multiplataforma, ícones novos e atualizados, além de correções para vários vazamentos de memória e falhas.

Para plataformas BSD, Windows e macOS, o KDE Frameworks 5.64.0 remove o suporte ao sistema de notificação Growl obsoleto para Mac OS X, adiciona e habilita o suporte do Notification Center nas versões mais recentes do macOS, adiciona back-end proclist para o FreeBSD no KProcessInfoList e adiciona suporte para compilação KActivitiesStats com Windows MSVC.

Entre outras mudanças dignas de nota incluídas na versão 5.64.0 do KDE Frameworks, podemos mencionar o suporte à autenticação de autenticação simultânea de iguais (SAE), um método seguro de autenticação baseada em senha e contrato de chave autenticado por senha (key agreement method) usado pelo WPA3, e suporte para o próximo Sistema operacional Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) no debchangelog.

O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.

Aliás, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis ​​do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma.

O que está sendo falado no blog

No Post found.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.