KDE Frameworks 5.55 lançado para o KDE Plasma 5.15

O Projeto KDE anunciou o lançamento do KDE Frameworks 5.55 em preparação para o KDE Plasma 5.15, além de outras melhorias. Confira as novidades.


O KDE Frameworks é uma coleção de bibliotecas e frameworks de software do KDE que forma a base tecnológica para o KDE Plasma 5 e aplicativos do KDE, distribuídos sob a GNU Lesser General Public License (LGPL) e disponíveis para vários sistemas operacionais.

KDE Frameworks 5.55 lançado para o KDE Plasma 5.15
KDE Frameworks 5.55 lançado para o KDE Plasma 5.15

O KDE Frameworks consiste em mais de 70 bibliotecas complementares para o framework de aplicações Qt de código aberto e multiplataforma que oferece uma ampla gama de funcionalidades comumente necessárias, assim como muitos componentes e aplicativos essenciais que são necessários para que o ambiente de desktop KDE Plasma possa funcionar corretamente.

Essa estruturas individuais incluídas oferecem uma grande variedade de funcionalidades que fornecem soluções, incluindo integração de hardware, suporte de formato de arquivo, elementos de controle gráficos adicionais, funções de traçado, verificação ortográfica e muito mais.

KDE Neon – o jeito fácil de experimentar a última versão do KDE Plasma

Novidades do KDE Frameworks 5.55

O projeto KDE lançou no final de semana a atualização mensal do pacote de software de código aberto KDE Frameworks, a versão 5.55.0, que traz inúmeras melhorias para os usuários do ambiente de área de trabalho KDE Plasma.

Mesmo a tempo do lançamento do ambiente de desktop KDE Plasma 5.15 (que será em 12 de fevereiro), o pacote de software de código aberto KDE Frameworks 5.55.0 está agora disponível com dezenas de melhorias, atualizações, novos recursos e incontáveis ​​correções de bugs.

Em primeiro lugar, o tema do ícone do Breeze recebeu muitos ícones novos, por isso você deverá ver uma atualização agradável após atualizar sua área de trabalho do KDE Plasma para o KDE Frameworks 5.55.

Além disso, o utilitário exiv2extractor recebeu suporte para os formatos de imagem BMP, GIF, WebP e TGA, o taglibwriter recebeu suporte para outros tipos MIME, os componentes KIconThemes, KService, KXMLGUI e Solid agora são construídos sem o D-Bus no Android, KNotification recebeu notificação do Android suporte de canal e suporte para o nível da API do Android <23, e o KTextEditor também recebeu várias melhorias. Entre outras mudanças notáveis ​​incluídas no lançamento do KDE Frameworks 5.55.0, podemos mencionar o suporte ao AsciiDoc no realce de sintaxe, melhor suporte para o servidor de exibição Wayland, controles de teclado aprimorados do widget de soma de verificação e nova função auxiliar para desabilitar redirecionamentos no KIO e suporte para o KLauncher manipular a saída de processos sem erros. Naturalmente, vários outros componentes foram atualizados com correções de bugs ou pequenas melhorias, incluindo o Plasma Framework, Sonnet, QQC2StyleBridge, ModemManagerQt, KWidgetsAddons, KRunner, KPty, KPackage Framework, KNewStuff, KJS, KItemViews, Kirigami, KImageFormats, KHolidays, KDESU, KDeclarative , KCrash, KConfig, KCodecs, KArchive e muito mais. Para saber mais sobre essa versão do KDE Frameworks, acesse a nota de lançamento.

Como atualizar para o KDE Frameworks 5.55

Os pacotes do KDE Frameworks 5.55 logo farão parte dos repositórios de software estáveis ​​das suas distribuições Linux favoritas.

Portanto, certifique-se de atualizar suas instalações o mais rápido possível para desfrutar de uma experiência de Plasma KDE melhor, mais segura e mais agradável.

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.