O projeto KDE anunciou a disponibilidade geral do pacote de software de código aberto KDE Frameworks 5.54 lançado para o KDE Plasma 5.15. Confira as novidades.
- Como instalar o streamer de tela OBS Studio no Linux via Flatpak
- Como instalar o Libreflix Desktop no Linux via Snap
- Instale o Udeler para baixar os vídeos de cursos da Udemy
O KDE Frameworks é uma coleção de bibliotecas e frameworks de software do KDE que forma a base tecnológica para o KDE Plasma 5 e aplicativos do KDE, distribuídos sob a GNU Lesser General Public License (LGPL) e disponíveis para vários sistemas operacionais.
O KDE Frameworks consiste em mais de 70 bibliotecas complementares para o framework de aplicações Qt de código aberto e multiplataforma que oferece uma ampla gama de funcionalidades comumente necessárias, assim como muitos componentes e aplicativos essenciais que são necessários para que o ambiente de desktop KDE Plasma possa funcionar corretamente.
Essa estruturas individuais incluídas oferecem uma grande variedade de funcionalidades que fornecem soluções, incluindo integração de hardware, suporte de formato de arquivo, elementos de controle gráficos adicionais, funções de traçado, verificação ortográfica e muito mais.
KDE Frameworks 5.54 lançado para o KDE Plasma 5.15
Consistindo em mais de 70 bibliotecas addon para o framework de aplicações Qt, a suíte de software KDE Frameworks apresenta vários componentes essenciais para o ambiente de desktop KDE Plasma.
O KDE Frameworks 5.54.0 é uma atualização mensal que adiciona inúmeras melhorias, bem como vários novos recursos em uma tentativa de estabilizar o pacote de software.
Além disso, esta versão chega a tempo apenas para o próximo desktop KDE Plasma 5.15, com lançamento previsto para 12 de fevereiro.
Os destaques da versão 5.54.0 do KDE Frameworks incluem a implementação de um back-end de notificação no componente KNotification para dispositivos Android, permitindo finalmente que você veja as notificações do seu telefone no ambiente de área de trabalho do KDE Plasma.
A biblioteca do sistema KIO (entrada/saída KDE) recebeu suporte para o padrão TLS (Transport Layer Security) 1.3 para melhor segurança, e o editor de texto do KTextEditor obteve melhor suporte de script para o Qt 5.12 e uma nova ação para quebra de linha estática.
O tema do ícone do Breeze agora apresenta mais ícones, incluindo ícones drive-* para o YaST do SUSE (Yet another Setup Tool) e o Particionador do YaST, ícones de dispositivo para as portas RJ45 e RJ11, ícones de ação de lanterna, um ícone view-private e o ícone à direita para scripts do Python 3.
O suporte a Wayland recebeu também alguma atenção na versão 5.54 do KDE Frameworks, que apresenta suporte a arrastar por toque, suporte a decoração Xdg e permite várias interfaces de toque por cliente.
Várias correções de bugs também estão presentes para melhorar a estabilidade.
Outras alterações incluem as configurações de patch DCB, match, macsrc, tc, ovs-port e patch ovs no NetworkManagerQt, suporte para baterias Bluetooth no Solid, a solução de reconhecimento de hardware Qt e vários melhorias de realce de sintaxe.
O KDE Frameworks 5.54.0 já está disponível para download como fontes do site oficial para integradores de sistema e fornecedores de sistemas operacionais.
Usuários regulares devem verificar os repositórios estáveis de suas distribuições favoritas para os novos pacotes e atualizar imediatamente.
O que está sendo falado no blog
- Conheça Entroware Hades, uma estação de trabalho com AMD e Ubuntu
- Lançada correção para o GNOME Bluetooth do Ubuntu 18.04
- Purism anunciou que atualizou seus notebooks seguros
- Jogos digitais ganharam espaço em 2018 com a Copa do Mundo na Rússia
- Como atualizar para o kernel 4.20.1 no Linux Ubuntu, Fedora, openSUSE e derivados
- KDE Frameworks 5.54 lançado para o KDE Plasma 5.15
- Divulgado o cronograma de lançamento do Freespire 5 e Linspire 9