E foi lançado o KDE Frameworks 5.116 com atualizações de segurança, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.
Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications/Gear).
Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.
Frameworks é uma coleção de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt, fornecendo uma ampla variedade de funcionalidades comumente necessárias para a maioria dos aplicativos KDE, o ambiente de desktop KDE Plasma e outros projetos.
Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).
Agora, o Projeto KDE lançou o pacote de software de código aberto KDE Frameworks 5.116.
Novidades do KDE Frameworks 5.116
Sim. A equipe do KDE revelou o KDE Frameworks 5.116.0, a última edição da quinta série de coleções de bibliotecas usadas para desenvolver aplicativos Qt. Esta versão apresenta vários novos recursos e melhorias.
Os destaques do lançamento incluem atualizações nos ícones do Breeze, incluindo ícones adicionais para vários formatos de áudio e uma melhoria notável no tratamento do tipo MIME.
Além disso, ajustes nos módulos CMake e KActivitiesStats prometem processos mais simplificados e correções de bugs que melhoram o desempenho e a estabilidade.
Mudanças dignas de nota incluem:
- Ícones Breeze : Novos ícones para formatos de áudio como OGG e Vorbis+OGG foram introduzidos, bem como o tipo MIME “ audio/vnd.wave ” foi incluído.
- KCalendarCore : Uma correção crucial no Calendário para atualizar a visibilidade dos eventos do notebook.
- KContacts : Restauração dos testes de detecção de países no FreeBSD, juntamente com a desativação temporária de certos testes que começaram a falhar.
- KIO : O aprimoramento no tratamento de ícones de caminho garante uma interface de usuário mais limpa e consistente.
Por fim, a biblioteca KImageFormats também adiciona opções de suporte para arquivos TGA, o que se alinha às solicitações dos usuários para suporte mais amplo ao formato de imagem.
O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.
Como instalar
O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador.
É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.
Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.