E foi lançado o KDE Frameworks 5.115 com correções para o Dolphin, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.
Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications/Gear).
Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.
Frameworks é uma coleção de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt, fornecendo uma ampla variedade de funcionalidades comumente necessárias para a maioria dos aplicativos KDE, o ambiente de desktop KDE Plasma e outros projetos.
Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).
Agora, o Projeto KDE lançou o pacote de software de código aberto KDE Frameworks 5.115.
Novidades do KDE Frameworks 5.115
Os lançamentos mensais do KDE Frameworks 5 continuam e o KDE Frameworks 5.115 está aqui para corrigir mais bugs no gerenciador de arquivos Dolphin, incluindo uma falha que ocorreu ao usar o kio-admin para escalar privilégios e um problema que fazia com que pastas dentro de compartilhamentos/montagens de rede não se expandissem na visualização Detalhes.
Esta versão também soluciona um problema ao mover ou copiar um grande número de arquivos no gerenciador de arquivos Dolphin, o que pode fazer com que alguns arquivos sejam ignorados ou perdidos após ignorar pastas duplicadas.
Fora isso, o KDE Frameworks 5.115 corrige um problema de loop infinito no componente KCalendarCore, adiciona um widget pai para caixas de diálogo de comparação no editor de texto KTextEditor, atualiza o ícone do Google no tema do ícone Breeze e adiciona o feriado do Dia de Santa Brígida no KHolidays .
Outros componentes como KWallet Framework, Prison, KIconThemes, KDeclarative, KCoreAddons e Extra CMake Modules também receberam alterações menores.
Como o KDE Frameworks 6 está planejado para 28 de fevereiro de 2024, junto com o ambiente de desktop KDE Plasma 6 e o pacote de software KDE Gear 24.02, é incerto neste momento se o Projeto KDE lançará outra atualização para a série KDE Frameworks 5 no próximo mês, considerando que o KDE O Plasma 5 agora é EOL (End of Life/Fim de Vida).
O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.
Como instalar
O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador.
É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.
Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.