E foi lançado o KDE Frameworks 5.111 com correção para uma falha, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.
Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications).
Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.
Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).
Agora, o Projeto KDE lançou o pacote de software de código aberto KDE Frameworks 5.111, uma coleção de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt, fornecendo uma ampla variedade de funcionalidades comumente necessárias para a maioria dos aplicativos KDE, o ambiente de desktop KDE Plasma e outros projetos.
Novidades do KDE Frameworks 5.111
As atualizações mensais do KDE Frameworks continuam e a versão 5.111 está aqui como um pequeno lançamento que apenas corrige uma falha que afeta a área de trabalho do KDE Plasma e os aplicativos do KDE quando eles são instruídos a usar o DBus para iniciar um aplicativo com um nome de arquivo .desktop malformado que está fora de conformidade com as especificações.
Além disso, o KDE Frameworks 5.111 também corrige um bug que fazia com que os aplicativos do KDE que usam o KIO travassem ao tentar sobrescrever um arquivo, adiciona a capacidade de focar botões nas barras de ferramentas dos aplicativos do KDE que usam o framework KXMLGui com o teclado e adiciona suporte para FSID como o identificador de dispositivo para a estrutura de indexação e pesquisa de arquivos Baloo para o desktop Plasma.
Esta nova versão do KDE Frameworks também traz algumas correções para melhorar o suporte para vários formatos de imagem, como AVIF, RAW, HDR e XCF, melhora o KRunner corrigindo caminhos de script de instalação para arquivos da área de trabalho e corrige vários outros pequenos problemas. Para mais detalhes, confira a página de anúncio de lançamento.
Esta versão do KDE Frameworks é mantida pequena porque o Projeto KDE continua a trabalhar duro no próximo grande desktop Plasma, o KDE Plasma 6, que agora tem um cronograma de lançamento oficial que sugere uma data de lançamento final em 28 de fevereiro de 2024.
O ambiente de desktop KDE Plasma 6 terá duas versões de desenvolvimento beta e duas RC (Release Candidate), bem como uma versão alfa para testes públicos.
De acordo com o cronograma de lançamento, o KDE Plasma 6 alpha será lançado em 8 de novembro, o primeiro KDE Plasma 6 beta será lançado em 29 de novembro, o segundo KDE Plasma 6 beta chegará em 20 de dezembro, o primeiro KDE Plasma 6 RC será lançado em janeiro. 10, e o segundo candidato a lançamento do KDE Plasma 6 está agendado para 31 de janeiro de 2024.
O KDE Plasma 6 foi desenvolvido com base na mais recente estrutura de aplicativos de código aberto Qt 6 para uma interface de usuário moderna e apresentará vários novos recursos e melhorias.
O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.
Como instalar
O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador.
É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.
Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.