KDE Frameworks 5.107 lançado com pequenas melhorias

E foi lançado o KDE Frameworks 5.107 com pequenas melhorias. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.

Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.

Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.

Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications).

Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.

Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).

Agora, o Projeto KDE lançou o pacote de software de código aberto KDE Frameworks 5.107, uma coleção de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt, fornecendo uma ampla variedade de funcionalidades comumente necessárias para a maioria dos aplicativos KDE, o ambiente de desktop KDE Plasma e outros projetos.

Novidades do KDE Frameworks 5.107

KDE Frameworks 5.107 lançado com pequenas melhorias
KDE Frameworks 5.107 lançado com pequenas melhorias

O KDE Frameworks 5.107 parece uma pequena atualização que apenas melhora o suporte para instalações com um diretório inicial criptografado, armazenando miniaturas em seu local de cache típico, para que não precisem ser gerados novamente o tempo todo.

Ele também melhora o suporte ao modo escuro para aplicativos do KDE quando eles estão sendo executados em outros ambientes de área de trabalho além do KDE Plasma e o pacote de integração do plasma não está instalado.

Essa mudança foi implementada no conjunto de ícones Breeze, que agora usa corretamente cores claras em vez de ficar escuro.

Para completar, o KDE Frameworks 5.107 melhora o suporte para aplicativos baseados em Kirigami ao usar temas de ícones que não contêm ícones de ação monocromáticos, para que vários ícones desses aplicativos não sejam mais renderizados em preto.

Fora isso, o KDE Frameworks 5.107 adiciona suporte ao LibreSSL 3.7 para suporte ao KDELibs 4, adiciona suporte para o idioma árabe no KDocTools, melhora o desempenho da API KHolidays e adiciona suporte EAN13 à API do código de barras Prison.

Existem também várias outras pequenas correções e melhorias, novamente, isso parece uma pequena atualização do pacote de software KDE Frameworks, mas qualquer melhoria é mais do que bem-vinda.

O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.

Como instalar

O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador.

É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.

Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis ​​do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.