KDE Frameworks 5.106 lançado com melhorias em alguns apps

E foi lançado o KDE Frameworks 5.106 com melhorias em alguns apps, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.

Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.

Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.

Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications).

Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.

Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).

Agora, o Projeto KDE lançou o pacote de software de código aberto KDE Frameworks 5.106, uma coleção de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt, fornecendo uma ampla variedade de funcionalidades comumente necessárias para a maioria dos aplicativos KDE, o ambiente de desktop KDE Plasma e outros projetos.

Novidades do KDE Frameworks 5.106

KDE Frameworks 5.106 lançado com melhorias em alguns apps

Sim. O Projeto KDE lançou o KDE Frameworks 5.106 como outra atualização mensal para a coleção de código aberto KDE Frameworks 5 de mais de 80 bibliotecas complementares para Qt, fornecendo funcionalidade comum ao ambiente de área de trabalho KDE Plasma e ao pacote de software KDE Gear.

O trabalho continua nas principais séries KDE Frameworks 6, mas isso não significa que a série KDE Frameworks 5 não receba nenhuma atenção.

Na verdade, o KDE Frameworks 5.106 está aqui com mais melhorias no tema do ícone Breeze, no gerenciador de arquivos Dolphin, no gerenciador de partições, na integração do navegador Plasma e em outros componentes.

As alterações incluem suporte para as pequenas versões monocromáticas dos ícones “MS-DOS executáveis” no tema do ícone Breeze para respeitar o esquema de cores ativo, widget de configuração de exibição aprimorado e ícones OSD com larguras de traço consistentes e níveis de detalhe, ícones para .abc Alembic arquivos, novos ícones para as ferramentas de pixelização e desfoque no Spectacle e um novo ícone para o aplicativo Partition Manager.

O KDE Frameworks 5.106 melhora a integração do navegador Plasma para corrigir uma falha do Plasma que ocorreu ao reproduzir certos vídeos do YouTube e também ao usar um proxy e corrige várias falhas de layout em aplicativos KDE ao usar um idioma RTL (da direita para a esquerda) (uma alteração que também pousou no KDE Plasma 5.27.5).

Outra mudança interessante é a capacidade de converter de e para quilômetros por hora usando a palavra-chave “kph”.

Além disso, esta versão melhora o arrastar de áreas vazias da barra de ferramentas no gerenciador de pacotes Plasma Discover e muitos outros aplicativos baseados em Kirigami.

Alguns bugs também foram corrigidos para o gerenciador de arquivos Dolphin para evitar uma das principais fontes de falhas ao copiar arquivos, bem como uma das principais fontes do infame bug Dolphin, em que as pastas não são atualizadas em tempo real quando o conteúdo é modificado em outro aplicativo. .

Outras mudanças dignas de nota no KDE Frameworks 5.106 incluem cliques do meio aprimorados em várias coisas, como barras de título desenhadas pelo KWin, bem como uma correção para um problema que poderia fazer com que os aplicativos do KDE e a área de trabalho do Plasma travassem ao usá-los para mover muitos arquivos em o mesmo tempo.

O aplicativo KTextEditor recebeu alguma atenção para fazer seu recurso “Salvar cópia como” funcionar novamente e corrigir o destaque de seleção para texto RTL com altura de linha personalizada.

Além disso, o KDE Frameworks 5.106 agora permite que você insira caminhos com espaços na caixa de diálogo Propriedades, na página Atalhos e na página de início automático nas Configurações do sistema, uma mudança que também chegou ao KDE Plasma 5.27.5.

O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.

Como instalar

O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador.

É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.

Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis ​​do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.

Sair da versão mobile