E foi lançado o KDE Frameworks 5.104 com melhorias no Plasma Wayland, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.
Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications).
Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.
Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).
Agora, o Projeto KDE lançou o pacote de software de código aberto KDE Frameworks 5.104, uma coleção de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt, fornecendo uma ampla variedade de funcionalidades comumente necessárias para a maioria dos aplicativos KDE, o ambiente de desktop KDE Plasma e outros projetos.
Novidades do KDE Frameworks 5.104
Sim. O KDE Frameworks 5.104 traz ainda mais melhorias para a sessão do Plasma Wayland, certificando-se de que a tela de login do SDDM funcione bem com uma tela sensível ao toque, como um telefone celular ou tablet, especialmente ao usar o Teclado Virtual para permitir que os usuários rolem a lista de layout do teclado com um deslize. Essa melhoria também será implementada na próxima versão pontual do KDE Plasma 5.27.3 na próxima semana.
Para completar, a sessão do Plasma Wayland também recebeu várias correções para fazer com que as janelas do aplicativo KDE lembrem corretamente seu tamanho em uma configuração de vários monitores e para resolver uma regressão semi-recente que poderia fazer com que o serviço de indexação de arquivos Baloo travasse com frequência.
Além disso, o KDE Frameworks 5.104 também corrige duas grandes falhas na área de trabalho do Plasma relacionadas a ações que mostrariam miniaturas de janelas no Gerenciador de Tarefas, melhora o gerenciador de arquivos Dolphin para não mais travar ao exibir metadados e visualizações de arquivos .mobi e torna possível excluir itens de lixo.
Também foram aprimoradas todas as páginas de configurações do sistema que não continham o suporte “arquivar um bug nesta página específica”, bem como muitos outros pequenos bugs, falhas e problemas para tornar sua experiência de desktop Plasma melhor e mais confiável.
O suporte para várias configurações de monitor também foi aprimorado nesta versão para tornar mais robusto o modo como os tamanhos e as posições das janelas de aplicativos do KDE são lembrados.
E, graças a essa alteração, você deve encontrar menos problemas de janelas com tamanho e posição incorretos, especialmente ao alterar as telas.
Por fim, o KDE Frameworks 5.104 melhora o sistema Get New ao buscar novos complementos para permitir que você escolha os itens que deseja obter quando houver mais disponíveis e eles não couberem na exibição, além de facilitar a remoção conteúdo baixado mais robusto.
O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.
Como instalar
O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador.
É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.
Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.