E foi lançado o KDE Frameworks 5.101 com várias melhorias, e mais, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.
Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications).
Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.
Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).
Agora, o Projeto KDE lançou o pacote de software de código aberto KDE Frameworks 5.101, uma coleção de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt, fornecendo uma ampla variedade de funcionalidades comumente necessárias para a maioria dos aplicativos KDE, o ambiente de desktop KDE Plasma e outros projetos.
Novidades do KDE Frameworks 5.101
Logo após o KDE Gear 22.12, o lançamento do KDE Frameworks 5.101 facilita a criação e configuração de variáveis de ambiente para aplicativos na caixa de diálogo de propriedades e KMenuEdit, um recurso que também chegará à próxima série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.27, novo ícone para o aplicativo SimpleScreenRecorder no tema Breeze Icon, bem como um raio de canto maior em pop-ups Plasma com tema Breeze para corresponder ao raio de canto das janelas.
O KDE Frameworks 5.101 também atualiza o separador em várias páginas roláveis de Configurações do sistema acima dos botões do rodapé para corresponder ao separador localizado acima do botão “Realçar configurações alteradas” no rodapé da barra lateral, melhora o desempenho e a velocidade do desenho de elementos da interface do usuário na área de trabalho do Plasma e aplicativos baseados em QtQuick para menor uso de energia e remove a seção “Pesquisar” no painel Locais do Dolphin.
“A questionavelmente útil seção “Pesquisar” no painel Lugares foi removida por padrão para evitar a apresentação de tanta desordem visual por padrão. A funcionalidade ainda está disponível e você pode adicionar novamente esses itens se quiser e usá-los, é claro.”, explica o renomado desenvolvedor do KDE, Nate Graham.
Além disso, o KDE Frameworks 5.101 melhora a sessão do Plasma Wayland para que as janelas do aplicativo se ajustem instantaneamente para serem exibidas corretamente sem qualquer desfoque ou pixelização ao arrastar uma janela que contém elementos de interface do usuário baseados em QtQuick para outra tela (em configurações de vários monitores) com um fator de escala diferente.
Funciona até mesmo quando a janela faz a transição entre as telas.
Por fim, há mais de 180 alterações incluídas na versão 5.101 do KDE Frameworks.
O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.
Como instalar
O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador.
É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.
Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.