E foi lançado o KDE Frameworks 5.100 com muitas melhorias, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.
Sempre que se fala sobre o software KDE, a primeira coisa que vem à mente das pessoas (obviamente) é o Plasma, seu ambiente gráfico para desktop.
Mas ainda existem pelo menos mais dois componentes que tornam a experiência em sistemas operacionais como o Kubuntu especial: o primeiro desses componentes são os aplicativos KDE (KDE Applications), entre os quais encontramos softwares como o Kdenlive ou o Spectacle.
Por alguma razão, a Comunidade KDE não fala sobre Frameworks, Plasma ou seus aplicativos (pacote Applications).
Provavelmente porque o Frameworks é algo que achamos mais “oculto”, ou seja, são coisas menos visíveis, mas necessárias para que tudo funcione conforme o esperado.
Os lançamentos de plasma são muito mais impressionantes. É no ambiente gráfico em que o KDE apresenta muitas de suas novidades mais interessantes, mas outras que valem a pena adicionar são adicionadas a seus aplicativos (KDE Applications).
Agora, o Projeto KDE lançou o pacote de software de código aberto KDE Frameworks 5.100, uma coleção de mais de 80 bibliotecas complementares ao Qt, fornecendo uma ampla variedade de funcionalidades comumente necessárias para a maioria dos aplicativos KDE, o ambiente de desktop KDE Plasma e outros projetos.
Novidades do KDE Frameworks 5.100
Os lançamentos mensais do KDE Frameworks continuam com a versão 5.100, que traz mais melhorias para a área de trabalho do KDE Plasma e aplicativos relacionados.
Novos recursos incluem a capacidade de mostrar pastas ocultas nos menus suspensos da barra de navegação de caminho do Dolphin se você tiver arquivos ocultos visíveis.
O KDE Frameworks 5.100 também traz grandes melhorias na aparência de visualizações de lista e cabeçalhos de seção de lista em todos os aplicativos do KDE, adiciona uma nova opção para excluir imediatamente itens de lixo maiores do que o tamanho atual do lixo e torna as imagens de avatar nos aplicativos do KDE mais nítidas e com melhor aparência em telas HiDPI ou ao usar um fator de escala.
Mais melhorias estão disponíveis nesta versão para vários aplicativos do KDE ao usar a sessão Plasma Wayland e são ativadas externamente.
Por exemplo, ao ativar as Configurações do Sistema do KRunner, o gerenciador de pacotes Plasma Discover nos menus do KMoreTools ou o gerenciador de arquivos Dolphin de outros aplicativos.
Também há boas notícias para os usuários de GPU NVIDIA, pois o KDE Frameworks 5.100 melhora vários gráficos no aplicativo Plasma System Monitor para não mais piscar, congelar ou gaguejar.
Além disso, esta versão melhora o lançamento de vários aplicativos do KDE para que eles não travem quando os arquivos em suas listas de “Documentos recentes” não estiverem acessíveis.
Outras mudanças interessantes incluem um botão Ejetar atualizado para dispositivos montados no gerenciador de arquivos Dolphin que agora se transforma em um indicador de ocupado ao desmontar um dispositivo removível para que você saiba quando é seguro desconectar fisicamente o dispositivo e um autoteste para o extrator de metadados PNG.
Além disso, o botão para excluir permanentemente os arquivos nas caixas de diálogo foi atualizado para mostrar “Excluir permanentemente”, os pop-ups dos widgets do painel agora são exibidos centralizados no painel, e as listas de Documentos Recentes foram atualizadas nos aplicativos do KDE para exibir ícones apropriados para arquivos recentes.
Claro, também existem correções de bugs para melhorar ainda mais o desempenho do seu ambiente de desktop KDE Plasma.
Mais especificamente, o KDE Frameworks 5.100 corrige dois problemas que levam ao alto uso da CPU ao usar uma imagem AVIF animada como papel de parede ou ao desabilitar a colagem do botão do meio e copiar determinado conteúdo.
Também foi corrigido um problema que poderia fazer com que a entrada não fosse detectada ao usar o novo recurso de religação do botão do mouse na série de ambiente de desktop KDE Plasma 5.26 mais recente.
O changelog completo está disponível nesse endereço para aqueles leitores com conhecimento de tecnologia que desejam saber exatamente o que foi alterado nesta versão mensal do KDE Frameworks.
Como instalar
O KDE Frameworks não é algo que você pode baixar e instalar no seu computador.
É um enorme pacote de software que normalmente é distribuído por meio dos repositórios de software de sua distribuição, então procure os novos pacotes nos próximos dias e atualize o mais rápido possível, especialmente se você estiver usando o ambiente de desktop KDE Plasma mais recente.
Resumindo, em breve esse pacote estará disponível para instalação nos repositórios de software estáveis do seu sistema Linux, portanto, atualize o mais rápido possível para aproveitar uma melhor experiência do KDE Plasma. Para isso, basta manter seu sistema atualizado.