E o KDE continua corrigindo bugs do Plasma 5.20 e preparando o Plasma 5.21, segundo Nate Graham. Confira o que tem sido feito e o que vem por aí.
Tudo indica que sim, que embora o Plasma 5.20 tenha sido um grande lançamento com características proeminentes, também foi um desastre.
Ele veio com muitos bugs, tantos que eles estavam preocupados com o que o neon do KDE sofreu e ainda não fizeram o upload da nova versão para o repositório do Backports, embora já tenham lançado três versões de manutenção.
Em qualquer caso, o KDE ainda está trabalhando para melhorar as coisas, e esta semana tivemos muitas correções pela frente.
KDE continua corrigindo bugs do Plasma 5.20 e preparando o Plasma 5.21
Muitos dos patches ainda chegarão no Plasma 5.20, mas o KDE também está se concentrando no Plasma 5.21, a próxima versão de seu ambiente gráfico.
Além disso, muitos bugs em seus aplicativos também serão corrigidos, o primeiro disponível em menos de duas semanas. Abaixo você tem a lista completa que Nate Graham postou algumas horas atrás no blog do Pointieststick.
Como novo recurso, vale mencionar apenas um: o Konsole agora mostra visualizações de cores para códigos de cores HTML (Konsole 20.12).
Correções e melhorias de desempenho chegando ao KDE
- O Dolphin executará novamente o AppImages e outros arquivos executáveis (Dolphin 20.12).
- O Dolphin às vezes não trava mais ao fechar o painel do Terminal (Konsole 12.20.1).
- O Okular não trava mais ao abrir arquivos cujos nomes de arquivo incluem caracteres. e # em vários lugares (Okular 20.12.1).
- O texto na página de inicialização automática da configuração do sistema foi traduzido corretamente novamente (Plasma 5.20.4).
- A janela pop-up do miniaplicativo Volume de áudio às vezes não mostra mais um dispositivo desconhecido que não funciona com o texto “Nome do dispositivo não encontrado” (Plasma 5.20.4).
- O Seletor de Emoji exibe novamente a categoria Emoticons e Emoções (Plasma 5.20.4).
- Em uma sessão Plasma Wayland: O item “Redimensionar” no menu de contexto da barra de título agora funciona em janelas maximizadas (Plasma 5.20.4); O indicador de layout do teclado atual agora funciona (Plasma 5.21); As miniaturas do Gerenciador de tarefas para janelas decoradas do lado do cliente não são mais recortadas visualmente (Plasma 5.21); Tocar em um botão da barra de título com uma tela de toque agora o menu (se houver) aparece na localização do dedo, não na localização do cursor (Plasma 5.21); Matar deliberadamente o XWayland não bloqueia mais a sessão inteira (Plasma 5.21).
- As pessoas que definiram um atalho global para Color Night no início do processo de desenvolvimento verão que ele funciona novamente (Plasma 5.20.4).
- A tela de bloqueio agora é redimensionada corretamente para preencher a tela inteira após girar um dispositivo que suporta a rotação da tela (Plasma 5.21).
- O widget de calendário agora tem texto visível ao usar um esquema de cores escuras (Plasma 5.21).
- O envio de vários arquivos para um dispositivo Bluetooth agora funciona (Frameworks 5.77).
- O texto nos menus “Compartilhar …” em todos os softwares KDE agora está traduzido corretamente (Frameworks 5.77).
- O menu que aparece quando você arrasta e solta algo na área de trabalho agora é colocado na tela correta ao usar uma configuração de vários monitores (Frameworks 5.77).
- O botão de exclusão nos campos de texto do Plasma não se sobrepõe mais ao texto longo (Frameworks 5.77).
- As barras indicadoras de progresso em notificações de plasma não excedem mais visualmente seus limites em várias condições estranhas (Frameworks 5.77).
- Ao usar o Discover para fazer atualizações que incluem add-ons da store.kde.org, os add-ons não desaparecem mais imediatamente no momento em que você clica no botão “Atualizar”, mas desaparecem exatamente quando deveriam (Frameworks 5.77).
- Ao sair do Plasma, uma sessão em branco chamada “Não utilizada” não é mais deixada para trás, visível na tela de troca do usuário (SDDM 0,19).
Melhorias na interface do usuário
- O painel Dolphin Places agora destaca uma entrada apenas quando a visualização principal mostra aquela entrada exata, não quaisquer subpastas dentro dela (Dolphin 20.12).
- As visualizações de tabela em todos os aplicativos KDE não têm mais uma linha separadora vertical para a última coluna, que é um pixel mais espessa (Plasma 5.21).
- O miniaplicativo Relógio analógico agora mostra a hora exata em sua dica de ferramenta (Plasma 5.21).
- Os aplicativos KDE agora exibem belos ícones para arquivos de legenda de vídeo, arquivos de fonte TrueType, arquivos matemáticos, imagem de disco QEMU e imagem SquashFS e core dumps (Frameworks 5.77).
Quando tudo isso virá
O Plasma 5.20 chegou em 13 de outubro, o Plasma 5.21 chegará em 9 de fevereiro e o Plasma 5.20.4 chegará na terça-feira, 1º de dezembro.
O KDE Applications 20.12 chegará em 10 de dezembro e 21.04 em algum momento de abril de 2021. O KDE Frameworks 5.77 chegará em 12 de dezembro.
Para aproveitar tudo isso o mais rápido possível, temos que adicionar o repositório KDE Backports ou usar um sistema operacional com repositórios especiais (vide link abaixo), como o KDE neon ou qualquer distribuição cujo modelo de desenvolvimento seja Rolling Release.
Instalar a versão mais recente do KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados