E foi lançado o KaOS 2024.09 com o KDE Plasma 6.1.5, e mais. Confira as novidades e veja onde baixar a distribuição.
O KaOS é uma distribuição Linux de desktop que apresenta a versão mais recente do ambiente de desktop KDE, o pacote de escritório Calligra e outros aplicativos de software populares que usam o kit de ferramentas Qt.
Apesar de ter sido inspirado no Arch Linux, os desenvolvedores constroem seus próprios pacotes, disponíveis em repositórios internos.
O KaOS emprega um modelo de desenvolvimento de lançamento contínuo e é desenvolvido exclusivamente para sistemas de computadores de 64 bits.
Agora, os desenvolvedores por trás da distribuição KaOS lançaram o KaOS 2024.09, trazendo o mais recente ambiente de desktop KDE Plasma e muito mais.
Novidades do KaOS 2024.09
Mais de dois meses após seu lançamento anterior, 2024.07, o KaOS, uma distribuição Linux centrada no KDE que aposta no sistema de arquivos XFS, lançou sua versão estável mais recente, 2024.09 ISO, alimentada pelo kernel Linux 6.10 e repleta de atualizações e melhorias.
KaOS 2024.09 apresenta as versões mais recentes do software KDE, incluindo a coleção de aplicativos KDE Gear 24.08.1, o ambiente de desktop Plasma 6.1.5 e o Frameworks 6.6.0, todos construídos no Qt 6.7.2.
Melhorias notáveis no KaOS 2024.09 incluem acesso aprimorado a arquivos administrativos no Dolphin, novos marcadores de posição no Konsole para navegação mais fácil por saídas longas e o novo editor de curvas de quadros-chave do Kdenlive com métodos avançados de suavização para fades.
Com mais aplicativos em transição para Qt6 e Frameworks 6, o pacote de escritório Calligra retorna como o pacote de escritório padrão para KaOS.
Ativamente mantido e desenvolvido, ele oferece uma alternativa robusta para tarefas de produtividade. Além disso, o VirtualBox agora é baseado em Qt6, alinhando-se com os esforços de modernização do sistema.
Além disso, o instalador recebeu várias atualizações de interface do usuário para uma experiência de configuração mais intuitiva. Durante a instalação, os usuários agora podem escolher entre Calligra e LibreOffice.
Graças ao Kirigami, um conjunto de componentes QtQuick para construção de UIs adaptáveis, a seleção do bootloader e as páginas de backend de som são mais perfeitamente integradas ao Plasma 6. Além disso, agora há uma opção para instalar usando o novo sistema de arquivos Bcachefs.
Embora ainda seja experimental, ele está incluído na compilação do kernel, e as ferramentas necessárias estão disponíveis nos repositórios. O Calamares suporta Bcachefs no modo manual, embora configurações específicas ainda não tenham sido implementadas.
Além disso, o Calamares agora suporta todos os sistemas de arquivos populares com sua opção de particionamento automatizado, que permite aos usuários escolher entre XFS, EXT4, BTRFS ou ZFS sem particionamento manual.
O KaOS 24.09 apresenta o Zed, um editor de código baseado em Rust que é uma alternativa rápida e capaz ao VSCode.
A distribuição também está seguindo ativamente o desenvolvimento do navegador independente Ladybird. Atualmente, em pré-alfa, ele é adequado para navegação simples e receberá atualizações mensais nos repositórios.
No KaOS 2024.09 atualizações significativas em componentes essenciais fortaleceram a base do sistema. Os notáveis incluem Boost 1.85.0/ICU 75.1 Stack, Ruby 3.3.5, Perl 5.38, Systemd 253, ZFS 2.2.6, KMod 33, OpenSSL 3.3, FFmpeg 6.1, OpenJDK 17 e Mesa 24.2.3.
É importante mencionar que, com o VLC sem uma porta Qt6, o backend de som padrão mudou para phonon-mpv, fornecendo uma experiência totalmente pronta para Qt6.
Além disso, quatro anos após atingir o fim da vida útil, o GTK2 foi completamente removido dos repositórios KaOS. O Ardour, o último aplicativo principal que exigia GTK2, agora usa um YTK interno a partir da versão 8.4.0.
No KaOS 2024.09 O SDDM 0.20 agora oferece a opção de executar o gerenciador de exibição no modo Wayland. O KaOS se aproxima da transição para longe do X11, usando o kwin_wayland como shell no modo Wayland em vez do padrão upstream do Weston.
No entanto, tenha em mente que, apesar desses avanços, há problemas conhecidos, como a incapacidade de instalar o KaOS no RAID.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o KaOS 2024.09
Ao contrário da maioria das outras distribuições Linux, o KaOS não fornece várias imagens de instalação com GNOME, Xfce, LXQt ou qualquer outro desktop. Além disso, os pacotes para outros desktops nem estão incluídos nos repositórios do KaOS.
Além disso, como o KaOS Linux é uma distribuição contínua, acompanhar as atualizações é suficiente para obter os pacotes mais recentes.
Os usuários existentes não precisam baixar a nova imagem ISO, mas apenas para garantir que suas instalações estejam atualizadas, executando o comando sudo pacman -Syu
de vez em quando.
A imagem ISO do KaOS 2024.09 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux