E foi lançado o KaOS 2024.03 com o KDE Plasma 6.0.1, e mais. Confira as novidades e veja onde baixar a distribuição.
O KaOS é uma distribuição Linux de desktop que apresenta a versão mais recente do ambiente de desktop KDE, o pacote de escritório Calligra e outros aplicativos de software populares que usam o kit de ferramentas Qt.
Apesar de ter sido inspirado no Arch Linux, os desenvolvedores constroem seus próprios pacotes, disponíveis em repositórios internos.
O KaOS emprega um modelo de desenvolvimento de lançamento contínuo e é desenvolvido exclusivamente para sistemas de computadores de 64 bits.
Agora, os desenvolvedores por trás da distribuição KaOS lançaram o KaOS 2024.03, trazendo o mais recente ambiente de desktop KDE Plasma e muito mais.
Novidades do KaOS 2024.03
Sim. Os desenvolvedores do KaOS Linux lançaram um novo instantâneo ISO de sua distribuição independente inspirada no Arch Linux para março, KaOS Linux 2024.03, que vem com a série estável de ambientes de desktop KDE Plasma 6.
O KaOS Linux foi uma das primeiras distribuições GNU/Linux a ser fornecida com o ambiente de desktop KDE Plasma 6, oferecendo aos usuários um “ambiente puro baseado em Plasma 6” com a versão KaOS Linux 2024.01, que incluiu a segunda versão Candidato ao Plasma 6.
Agora, o KaOS Linux 2024.03 está aqui para oferecer uma experiência de desktop Plasma 6 mais estável para aqueles que desejam instalar esta distribuição independente e contínua em seus computadores pessoais, enviada com o KDE Plasma 6.0.1 point release, bem como o KDE Gear 24.02 e pacotes de software KDE Frameworks 6.0.
O anúncio diz que:
“Os destaques desta nova versão incluem duas atualizações importantes: uma transição para a versão mais recente da nossa estrutura de aplicativos, Qt, e uma migração para a moderna plataforma gráfica Linux, Wayland. Essas atualizações internas beneficiam a segurança, a eficiência e o desempenho do Plasma e melhoram o suporte para hardware moderno.”
Com esta versão, os desenvolvedores do KaOS Linux também removeram os pacotes GTK2 de seus repositórios, pois eles não são mais necessários para nenhum aplicativo importante.
Um aplicativo conhecido que ainda usava o antigo kit de ferramentas GTK2, quatro anos após atingir o fim de sua vida útil, era o Ardour, mas esse não é mais o caso a partir do lançamento do Ardour 8.4.
Nos bastidores, o KaOS Linux 2024.03 é alimentado pela série de kernel Linux 6.7, mais especificamente pelo kernel Linux 6.7.9, a mais recente pilha gráfica Mesa 24.0.2, framework multimídia GStreamer 1.24, GCC 13.2.1, GNU C Library 2.39, GNU Binutils 2.42, systemd 253.17, OpenZFS 2.2.3, KMod 32, OpenSSL 3.2 e OpenCV 4.9.0.
Esta versão também vem com um novo pacote chamado SystemdGenie, uma ferramenta desenvolvida pelo KDE para integrar perfeitamente o gerenciamento do systemd na área de trabalho do Plasma 6.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o KaOS 2024.03
Ao contrário da maioria das outras distribuições Linux, o KaOS não fornece várias imagens de instalação com GNOME, Xfce, LXQt ou qualquer outro desktop. Além disso, os pacotes para outros desktops nem estão incluídos nos repositórios do KaOS.
Além disso, como o KaOS Linux é uma distribuição contínua, acompanhar as atualizações é suficiente para obter os pacotes mais recentes.
Os usuários existentes não precisam baixar a nova imagem ISO, mas apenas para garantir que suas instalações estejam atualizadas, executando o comando sudo pacman -Syu
de vez em quando.
A imagem ISO do KaOS 2024.03 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux