E foi lançado o KaOS 2022.10 com o Dracut substituindo o Mkinitcpi, e mais. Confira as novidades e veja onde baixar a distribuição.
O KaOS é uma distribuição Linux de desktop que apresenta a versão mais recente do ambiente de desktop KDE, o pacote de escritório Calligra e outros aplicativos de software populares que usam o kit de ferramentas Qt.
Apesar de ter sido inspirado no Arch Linux, os desenvolvedores constroem seus próprios pacotes, disponíveis em repositórios internos.
O KaOS emprega um modelo de desenvolvimento de lançamento contínuo e é desenvolvido exclusivamente para sistemas de computadores de 64 bits.
Agora, os desenvolvedores por trás da distribuição KaOS lançaram o KaOS Linux 2022.10 ISO, trazendo o mais recente ambiente de desktop KDE Plasma e muito mais.
Novidades do KaOS KaOS 2022.10
O KaOS 2022.10 vem com um instalador Calamares aprimorado e mudou para Dracut como a nova infraestrutura initramfs. Esta a sexta atualização da série 2022 deste ano para esta distribuição Linux.
Nesta versão, o instalador Calamares recebeu a atenção mais significativa. Como resultado, ele recebeu várias melhorias.
Agora é possível concluir a instalação sem sequer tocar no teclado. Em outras palavras, você só precisa de um mouse ou touchpad. Para módulos que requerem entrada de texto, foi fornecido um teclado virtual.
Além disso, a apresentação de slides que o instalador mostrou durante a instalação foi reformulada. O layout também foi ajustado, tornando mais fácil percorrer as etapas. Tem mais, alguns novos módulos foram adicionados.
Por exemplo, para aqueles que preferem o PulseAudio ao invés do Pipewire, foi incluído um módulo que permite aos usuários escolher qual servidor de som eles querem, já que o Pipewire é a escolha padrão.
Outro novo recurso empolgante do KaOS 2022.10 é a possibilidade de instalação em cima do ZFS, que inclui todos os benefícios do sistema de arquivos ZFS, como excelentes recursos RAID.
Mas, claro, a distribuição ainda é instalada em um sistema de arquivos XFS por padrão, com Ext4 como opção.
A terceira mudança significativa nesta versão é que o KaOS foi movido para Dracut como a nova infraestrutura initramfs.
Para quem não conhece, Dracut é um conjunto de ferramentas que fornecem funcionalidade aprimorada para automatizar o processo de inicialização do Linux.
Ele é desenvolvido, mantido e usado ativamente em distribuições Linux como Fedora, openSUSE, Void Linux, Gentoo e outros.
Além das três grandes mudanças mencionadas acima, devemos destacar várias outras nesta versão do KaOS 2022.10.
A imagem de instalação ISO inclui a coleção de aplicativos KDE Gear 22.08.1 lançada recentemente. Isso significa que os usuários podem aproveitar os novos recursos e melhorias incluídos nesta versão.
Para completar, os frameworks KDE mais recentes, 5.98.0 e Plasma 5.25.90, também estão incluídos, todos construídos no Qt 5.15.6.
Sob o capô, o KaOS 2022.10 vem com o kernel Linux 5.19.13. Além disso, é claro, vários outros elementos principais também receberam atualizações, como Systemd 251.5, DBus 1.14.4 e Mesa 22.1.7.
Por fim, acrescentaremos que, como o LibreOffice 6.2 conseguiu fornecer uma experiência de usuário Qt5 pura, ele substituiu o Calligra como o aplicativo padrão do Office para KaOS.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o KaOS 2022.10
Ao contrário da maioria das outras distribuições Linux, o KaOS não fornece várias imagens de instalação com GNOME, Xfce, LXQt ou qualquer outro desktop. Além disso, os pacotes para outros desktops nem estão incluídos nos repositórios do KaOS.
Além disso, como o KaOS Linux é uma distribuição contínua, acompanhar as atualizações é suficiente para obter os pacotes mais recentes.
Os usuários existentes não precisam baixar a nova imagem ISO, mas apenas para garantir que suas instalações estejam atualizadas, executando o comando sudo pacman -Syu de vez em quando.
A imagem ISO do KaOS 2022.10 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux