E foi lançado o KaOS 2020.11 KDE Plasma 5.20.3 e KDE Applications 20.08.3, e outras mudanças. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O KaOS é uma distribuição Linux de desktop que apresenta a versão mais recente do ambiente de desktop KDE, o pacote de escritório Calligra e outros aplicativos de software populares que usam o kit de ferramentas Qt.
Apesar de ter sido inspirado no Arch Linux, os desenvolvedores constroem seus próprios pacotes, disponíveis em repositórios internos.
O KaOS emprega um modelo de desenvolvimento de lançamento contínuo e é desenvolvido exclusivamente para sistemas de computadores de 64 bits.
Agora, o projeto publicou um novo instantâneo, KaOS 2020.11.
E a imagem ISO de novembro de 2020 chega dois meses após a atualização de setembro de 2020 para oferecer àqueles que desejam instalar o KaOS Linux em seus computadores pessoais uma nova imagem de instalação contendo todos os softwares e atualizações de segurança mais recentes.
O KaOS Linux é uma distribuição orientada a KDE, então com esta nova imagem ISO você está obtendo a versão mais recente do ambiente de desktop Plasma.
Novidades do KaOS 2020.11
Sob o capô, o ISO de novembro de 2020 do KaOS Linux ainda é alimentado pela série de kernel 5.8, que atingiu o fim da vida no início deste mês, e inclui um conjunto de ferramentas atualizado que consiste no GCC (GNU Compiler Collection) 10.2, GNU Binutils 2.35.1, Biblioteca GNU C (Glibc) 2.32.
Incluído nesta atualização, você encontrará KDE Plasma 5.20.3, KDE Applications 20.08.3 e KDE Frameworks 5.76.0, todos construídos com o Qt 5.15.1.
Essas atualizações de software do KDE trazem muitas melhorias e correções de bugs, dando aos usuários um impulso na estabilidade e segurança do ambiente de desktop Plasma, especialmente que a versão anterior do KaOS ISO acompanha o KDE Plasma 5.19.
Mas não é tudo, pois você também obterá alguns softwares mais novos. Um deles é o novíssimo Plasma System Monitor, um novo aplicativo para monitorar recursos do sistema com estilo, usando uma interface de usuário moderna.
No entanto, ele não é instalado por padrão, então você terá que instalá-lo manualmente a partir dos repositórios. O Plasma System Monitor foi projetado para ser enviado por padrão com a série Plasma 5.21 e é um substituto imediato do KSysGuard.
Também incluído neste lançamento está a expressão incorporável SeExpr do Walt Disney Animation Studios para o Krita 4.4 e o Astrometric Plate Solver para o KStars.
Os desenvolvedores KaOS são bem conhecidos por suas contribuições para o instalador universal Calamares para distribuições Linux, e a versão ISO de novembro de 2020 do KaOS Linux atualiza o Calamares com uma nova opção que permite aos usuários usar um arquivo de troca em vez de uma partição de troca.
Outras atualizações dignas de nota incluem a pilha gráfica Mesa 20.2.2, NetworkManager 1.26.4, OpenVPN 2.5.0, Texlive 2020, GMP 6.2.1, CMake 3.19.0, Ruby 2.7.2, Git 2.29.2, OpenCV 4.5.0, e Poppler 20.11.0.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o KaOS 2020.11
A imagem ISO do KaOS 2020.11 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Entretanto, a ISo só é necessária para novas instalações. Como o KaOS Linux é uma distribuição de lançamento contínuo, os usuários existentes precisam apenas executar o comando sudo pacman -Syu para atualizar suas instalações.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux