A equipe do KaOS publicou um novo instantâneo do sistema, o KaOS 2019.10. Confira as novidades e descubra onde baixar essa distribuição.
O KaOS é uma distribuição Linux de desktop que apresenta a versão mais recente do ambiente de desktop KDE, o pacote de escritório Calligra e outros aplicativos de software populares que usam o kit de ferramentas Qt.
Esse sistema foi inspirado no Arch Linux, mas os desenvolvedores constroem seus próprios pacotes, disponíveis em repositórios internos.
O KaOS emprega um modelo de desenvolvimento de lançamento contínuo (rolling-release, instale uma vez e depois só atualize) e é desenvolvido exclusivamente para sistemas de computadores de 64 bits.
Agora, a equipe do KaOS publicou um novo instantâneo do seu sistema, o KaOS 2019.10.
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
Novidades do KaOS 2019.10
Nesta versão, o projeto está removendo pacotes Python 2 e está publicando pacotes de ponta para o KDE Plasma 5.17.
As principais atualizações mais notáveis da base do sistema são GCC 9.2.0, Glibc 2.30, Systemd 243, Bison 3.4.2, Python3 3.7.5, Linux 5.3.8, Protobuf 3.9.2, Mesa 19.2.2, NetworkManager 1.20. 4, FFMPEG 4.2.1, Nano 4.5 e GStreamer 1.16.1.
Dentre grandes mudanças para esta versão, provavelmente a maior novidade desta versão é a primeira vez que a instalação padrão é a Python2 free.
O Python2 será depreciado até o final deste ano, portanto é hora de preparar a distribuição para essa mudança. Os repositórios ainda contêm pacotes Python2, mas eles também estão sendo eliminados.
A próxima mudança é uma nova Toolchain baseada no GCC 9.2.0/Glibc 2.30.
Normalmente, o KaOS fica cerca de um ano atrás das principais versões novas do GCC, mas as mudanças entre 8 e 9 não são tão grandes quanto o normal e todos os repositórios alcançaram o GCC 9, portanto, ele está disponível seis meses após o lançamento inicial.
Uma grande parte do repositório principal foi reconstruída neste novo Toolchain, além de todas as pilhas Glib2 e Boost terem sido atualizadas.
Isso significava mudar para o Glib2 2.62.2, Boost 1.71.0, Gobject-Introspection 1.6.20 entre os muitos que foram movidos para a versão mais recente.
Agora, o Systemd também está disponível na versão mais recente, 243.
Essa versão traz o Plasma 5.17. Os destaques do Plasma 5.17 incluem scripts de inicialização que foram convertidos do Bash (uma linguagem lenta e interpretada) para C++ (uma linguagem rápida e compilada) e agora executados de forma assíncrona.
Night Color, o sistema de classificação de cores que relaxa os olhos quando o sol se põe, chegou ao X11.
Para Wayland, o plasma agora vem com escala fracionada, o que significa que você pode ajustar perfeitamente o tamanho de todos os elementos, janelas, fontes e painéis da área de trabalho no seu monitor HiDPI.
A própria interface Configurações foi revisada em geral, e as interfaces de usuário para as caixas de diálogo de configuração Displays, Energia, Atividades, Inicialização, Efeitos da área de trabalho, Bloqueio de tela, Bordas da tela, Tela sensível ao toque e Comportamento da janela foram aprimoradas e atualizadas.
O Frameworks está em 5.63.0, o Plasma em 5.17.2 e o KDE Applications em 19.08.2. Tudo construído no Qt 5.13.1.
A Nvidia não livre ganhou um novo recurso completo, não precisando mais do Bumblebee para sistemas híbridos.
Agora, também pode usar o PRIME, assim como os sistemas híbridos Nouveau e AmdGPU (gratuitos).
Para isso, o Nvidia-utils 435 possui o suporte GLVND totalmente ativado, mas o Xorg-Server precisará incluir 3 confirmações necessárias para incluir o Nvidia PRIME, programado para ser incluído no Xorg-Server 1.20.6.
Por fim, o Libarchive ganhou suporte ao ZSTD, um recurso necessário para as próximas mudanças do Pacman.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o KaOS 2019.10
Como esta é uma distro rolling-release, os atuais usuários do sistema só precisão atualizá-lo.
E para aqueles que precisam ou preferem uma instalação a partir do zero, a imagem ISO do KaOS 2019.10 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
O que está sendo falado no blog
No Post found.
Post Views: 254