Kali Linux eliminou o suporte a arquitetura de 32 bits

Depois de manter o suporte por muito tempo, finalmente a distribuição Kali Linux eliminou o suporte a arquitetura de 32 bits.

Kali Linux é uma distribuição Linux baseada no Debian, voltada principalmente para testes de penetração e segurança da informação.

Ela vem pré-configurada com uma ampla gama de ferramentas de hacking ético, análise de vulnerabilidades, forense digital e testes de intrusão.

Usada por profissionais de segurança e pesquisadores, o Kali Linux facilita a avaliação da segurança de redes e sistemas, sendo amplamente adotada em áreas como cibersegurança e auditoria de sistemas.

A era da arquitetura i386 está chegando ao fim no Kali Linux. A partir desta semana, o suporte para i386 está sendo significativamente reduzido: o kernel e as imagens i386 estão sendo descontinuados.

Isso significa que não há mais novos lançamentos ou imagens para a arquitetura de 32 bits.

Kali Linux eliminou o suporte a arquitetura de 32 bits

Kali Linux eliminou o suporte a arquitetura de 32 bits

Sim. O Kali Linux eliminou arquitetura de 32 bits. Antes que você se preocupe, deixe-nos tranquilizá-lo: tudo está perfeitamente bem e essa mudança era completamente esperada.

Na verdade, o Kali foi um dos últimos resistentes que suportavam a antiga arquitetura x86. Para deixar as coisas mais claras, vamos esclarecer um pouco a terminologia:

  • amd64 : refere-se à arquitetura x86-64 , a versão de 64 bits do conjunto de instruções x86 (com a primeira CPU amd64 lançada em 2003), que atualmente é a mais amplamente utilizada de quase todos os sistemas operacionais.
  • i386 : Refere-se à arquitetura x86 de 32 bits original , introduzida em 1985. O termo “i386” é frequentemente usado para descrever versões de 32 bits da arquitetura x86. As últimas CPUs i386, como certos modelos Intel Pentium 4, foram descontinuadas por volta de 2007.

Com o esclarecimento feito, volte ao tópico principal. Primeiro, a partir da versão 6.11 do kernel Linux, o kernel não será mais construído para a arquitetura i386. Essa mudança já entrou em vigor na versão contínua do Kali.

Segundo, a descontinuação do suporte i386 significa que o Kali não fornecerá mais imagens do instalador i386, imagens Live ou VMs pré-construídas.

Isso impactará o próximo lançamento semanal de imagens (2024-W44, agendado para 28 de outubro) e o próximo lançamento oficial, Kali Linux 2024.4, esperado antes do final do ano.

No entanto, os pacotes i386 não estão sendo removidos do repositório Kali. Os usuários ainda podem executar o software i386 em um sistema Kali de 64 bits usando o comando “dpkg –add-architecture i386” e, em seguida, instalar os pacotes i386 por meio do gerenciador de pacotes.

Em outras palavras, a execução de binários i386 em um sistema de 64 bits continua totalmente suportada. Além disso, as imagens do Docker i386 estão disponíveis para aqueles que precisam delas.

Se você estiver curioso, aqui está como as coisas estão indo com o suporte i386 para as principais distribuições Linux:

  • Ubuntu : A partir do Ubuntu 18.04 LTS, a Canonical começou a eliminar o suporte para a arquitetura i386. No Ubuntu 20.04 LTS, as imagens oficiais de desktop i386 foram descontinuadas.
  • Fedora : O Fedora parou de produzir imagens de instalação de 32 bits com o lançamento do Fedora 31 em 2019.
  • Arch Linux : A distribuição descontinuou o suporte ao i386 em novembro de 2017. O lançamento final do i386 foi em fevereiro de 2017. Desde então, o Arch Linux é apenas de 64 bits.
  • Debian : O Debian ainda suporta oficialmente o i386, mas muitos pacotes e otimizações de desempenho têm como alvo sistemas de 64 bits.
  • openSUSE : A partir do openSUSE Leap 15.0, o projeto não fornece mais mídia de instalação de 32 bits. No entanto, alguns pacotes de 32 bits ainda estão disponíveis para aplicativos legados. O OpenSUSE Tumbleweed também abandonou o suporte a i386.
  • CentOS : Antes de fazer a transição para o CentOS Stream, o CentOS parou de oferecer suporte ao i386 por volta da versão 7. O CentOS 8 não oferecia versões de 32 bits.

Então, como você pode ver, a maioria das distribuições Linux tradicionais abandonou ou está eliminando o suporte para arquiteturas x86 (i386) de 32 bits devido à mudança para sistemas de 64 bits e ao uso decrescente de hardware de 32 bits.

À luz disso, a mudança de Kali é completamente esperada. Enquanto o hardware avança, o suporte ao software tende a permanecer. Com o tempo, menos CPUs i386 permanecem, e o suporte para a arquitetura em distribuições Linux tem diminuído constantemente.

Acredite ou não, um fator-chave para manter o i386 vivo atualmente é o mundo dos jogos. Muitos títulos mais antigos foram projetados para sistemas de 32 bits e ainda são populares hoje.

Enquanto a comunidade de jogos oferecer suporte a esses jogos, uma linha de base de pacotes i386 provavelmente persistirá.

Sair da versão mobile