Kali Linux 2024.2 lançado com GNOME 46 e novas ferramentas

E foi lançado o Kali Linux 2024.2 com GNOME 46 e novas ferramentas. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Kali Linux (anteriormente conhecido como BackTrack) é uma distribuição baseada no Debian com uma coleção de ferramentas de segurança e forenses.

Esse sistema possui atualizações de segurança oportunas, suporte para a arquitetura ARM, uma escolha entre quatro ambientes populares de desktop e atualizações contínuas para versões mais recentes.

Enfim, o Kali Linux é uma distribuição baseada no Debian com uma coleção de ferramentas de segurança e forenses.

Agora, a Offensive Security lançou o Kali Linux 2024.2.

Novidades do Kali Linux 2024.2

Kali Linux 2024.2 lançado com GNOME 46 e novas ferramentas
Kali Linux 2024.2 lançado com GNOME 46 e novas ferramentas

O Kali Linux 2024.2 está aqui mais de três meses após o Kali Linux 2024.1 e conclui a prevenção da transição t64 para proteger o sistema contra o problema do ano 2038, atualiza a oferta de desktop GNOME para a versão mais recente do GNOME 46 e melhora os modos Kali-Undercover e HiDPI na área de trabalho padrão do Xfce.
Kali Linux 2024.2 lançado com GNOME 46 e novas ferramentas
Kali Linux 2024.2 lançado com GNOME 46 e novas ferramentas

Várias novas ferramentas estão incluídas nesta versão, nomeadamente autorecon, uma ferramenta de reconhecimento de rede multi-threaded, coercer, uma ferramenta para coagir automaticamente um servidor Windows a autenticar em uma máquina arbitrária, dploot, uma reescrita Python do SharpDPAPI, e getploit, um comando utilitário de linha para pesquisar e baixar exploits.

Também estão incluídos gowitness, um utilitário de captura de tela da web usando o Chrome Headless, horst, uma ferramenta de varredura de rádio altamente otimizada, ligolo-ng, uma ferramenta avançada, porém simples, de tunelamento/pivotagem que usa uma interface TUN, mitm6, uma ferramenta para hackear IPv4 via IPv6, netexec, uma ferramenta de exploração de serviços de rede que ajuda a automatizar a avaliação da segurança de grandes redes, bem como pspy, uma ferramenta para monitorar processos Linux sem permissões de root.

Kali Linux 2024.2 também inclui a ferramenta pyinstaller para converter programas Python em executáveis ​​independentes,
pyinstxtractor Extrator PyInstalller, estrutura de geração de carga útil sharpshooter, ferramenta de desenvolvimento de carga útil foice, sistema de detecção de intrusão de rede snort, ferramenta sploitscan para pesquisar informações CVE, ferramenta vopono para executar aplicativos através de túneis VPN com namespaces de rede temporários e ferramenta waybackpy para acessar a API da Wayback Machine usando Python.

Além disso, esta versão ajusta o pacote de scanner de rede Nmap para permitir que os usuários executem varreduras TCP SYN (Stealth) privilegiadas (-sS) sem usar sudo ou ser root, corrige o kernel Linux 6.6 LTS para não causar mais lentidão e travamentos quando usando determinado software de virtualização e atualiza o kernel Raspberry Pi 5 para Linux 6.1.77.

Kali NetHunter também foi atualizado com suporte para Android 14, seleção de classe para Bad Bluetooth, permissões aprimoradas e validações de root, suporte para Bluetooth Rubberducky, o tão esperado carregador de módulos e suporte para novos dispositivos, incluindo Huawei P9 para LineageOS 16, Nothing Phone 1 para Android 12, 13 e 14 e Poco F3 para Android 14.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Kali Linux 2024.2

A imagem ISO do Kali Linux 2024.2 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Kali Linux está disponível para download em vários sabores para plataformas de 64 bits, ARM, VM, Cloud, WSL ou móveis.

Os usuários existentes não precisam baixar as novas imagens para manter suas instalações atualizadas.

Basta executar o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade para instalar todas as atualizações mais recentes para seu sistema Kali Linux.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.