E foi lançado o Kali Linux 2023.4 com suporte para o Raspberry Pi 5, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Kali Linux (anteriormente conhecido como BackTrack) é uma distribuição baseada no Debian com uma coleção de ferramentas de segurança e forenses.
Esse sistema possui atualizações de segurança oportunas, suporte para a arquitetura ARM, uma escolha entre quatro ambientes populares de desktop e atualizações contínuas para versões mais recentes.
Enfim, o Kali Linux é uma distribuição baseada no Debian com uma coleção de ferramentas de segurança e forenses.
Agora, a Offensive Security lançou o Kali Linux 2023.4.
Novidades do Kali Linux 2023.4
Sim. A Offensive Security lançou o Kali Linux 2023.4 como a última atualização do ano.
Vindo mais de três meses após o Kali Linux 2023.3, o lançamento do Kali Linux 2023.4 está aqui para apresentar suporte para o computador de placa única Raspberry Pi 5.
Uma imagem dedicada está disponível para quem deseja usar o Kali Linux no minúsculo computador, mas você também pode instalá-la através do utilitário oficial de flash Raspberry Pi Imager, que é muito legal. A imagem do Raspberry Pi 5 é alimentada pelo kernel Linux 6.1 LTS.
No entanto, os desenvolvedores observam o fato de que o suporte Nexmon ainda não está funcionando com o chip Wi-Fi integrado do Raspberry Pi 5, bem como o fato de que a imagem dedicada é considerada em estado beta e só funciona no AArch64 (ARM64), portanto, ainda não há versão ARM de 32 bits (caso você queira uma versão de 32 bits).
Como esperado, Kali Linux 2023.4 apresenta várias novas ferramentas de hacking, incluindo cabby, uma implementação de cliente TAXII, enum4linux-ng, uma ferramenta de enumeração Windows/Samba, exiflooter, uma ferramenta para encontrar geolocalização em todos os URLs e diretórios de imagens, h8mail, um OSINT de e-mail e ferramenta de busca de violação de senha, bem como Havoc, uma estrutura de comando e controle pós-exploração moderna e maleável.
Também estão incluídos OpenTAXII, uma implementação de servidor TAXII, PassDetective, uma ferramenta para verificar o histórico de comandos do shell para detectar senhas, chaves de API e segredos escritos incorretamente, Portspoof, uma ferramenta para aumentar a segurança do sistema operacional, Raven, um serviço leve de upload de arquivos HTTP, ReconSpider, uma das estruturas mais avançadas de Open Source Intelligence (OSINT), rling, uma alternativa multithread mais rápida e rica em recursos ao rli, Sigma-Cli, uma ferramenta para listar e converter regras Sigma em linguagens de consulta, sn0int, uma estrutura OSINT semiautomática e gerenciador de pacotes, e SPIRE, uma cadeia de ferramentas de APIs para estabelecer confiança entre sistemas de software.
Fora isso, Kali Linux 2023.4 adiciona suporte para o melhor e mais recente ambiente de desktop GNOME 45 “Riga”, muda a versão do kernel do Linux 6.3 para Linux 6.5, atualiza a oferta Vagrant para suportar Hyper-V, melhora a imagem Raspberry Pi Zero W, e os mercados Amazon AWS e Azure agora oferecem a opção ARM64 para Kali Linux.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Kali Linux 2023.4
A imagem ISO do Kali Linux 2023.4 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Os usuários existentes não precisam baixar as novas imagens para manter suas instalações atualizadas.
Basta executar o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade
para instalar todas as atualizações mais recentes para seu sistema Kali Linux.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux