E foi lançado o Kali Linux 2021.4, com suporte Raspberry Pi Zero 2 W, GNOME 41, novas ferramentas de hacking, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Kali Linux (anteriormente conhecido como BackTrack) é uma distribuição baseada no Debian com uma coleção de ferramentas de segurança e forenses.
Esse sistema possui atualizações de segurança oportunas, suporte para a arquitetura ARM, uma escolha entre quatro ambientes populares de desktop e atualizações contínuas para versões mais recentes.
Enfim, o Kali Linux é uma distribuição baseada no Debian com uma coleção de ferramentas de segurança e forenses.
Agora, a Offensive Security lançou hoje o Kali Linux 2021.4 como a quarta e última atualização de manutenção para sua distribuição Linux baseada em Debian para hacking ético e testes de penetração.
Novidades do Kali Linux 2021.4
Vindo três meses após o Kali Linux 2021.3, o lançamento do Kali Linux 2021.4 está aqui com o kernel Linux 5.14, suporte para o computador de placa única Raspberry Pi Zero 2 W recentemente lançado (infelizmente sem suporte para Nexmon), suporte aprimorado para Macs Apple Silicon (M1), compatibilidade estendida para o cliente Samba para suportar quase todos os servidores Samba que existem e configuração mais fácil de espelhos do gerenciador de pacotes.
O ambiente de desktop padrão do Kali Linux, o Xfce, recebeu vários aprimoramentos nesta versão. Por exemplo, o layout do painel foi ajustado para otimizar o espaço horizontal e adicionar dois novos widgets, uso de CPU e VPN IP.
Além disso, o Gerenciador de Tarefas foi configurado para “ícones apenas”, a aparência “Botões” foi atribuída à visão geral dos espaços de trabalho e o número de espaços de trabalho virtuais foi aumentado para 4.
O Kali Linux também suporta os ambientes de desktop GNOME e KDE Plasma ao instalar as distribuições, e esta versão os atualiza para suas versões mais recentes, ou seja, GNOME 41 e KDE Plasma 5.23.
Todos os três desktops principais suportados pelo Kali Linux receberam um novo design de botões de janela.
A Offensive Security disse que:
“Os botões anteriores foram projetados para se adequar ao tema da janela do Xfce, mas não funcionavam bem com os outros desktops e não tinham personalidade. O novo design parece elegante em qualquer um dos desktops e torna mais fácil localizar a janela em foco no momento.”
Tal como acontece com todos os novos lançamentos do Kali Linux, há um monte de novas ferramentas adicionadas.
Na versão Kali Linux 2021.4, os usuários encontrarão Dufflebag para pesquisar segredos em volumes EBS expostos, utilitário Name-That-Hash para nomear tipos de hash, Proxmark3 para Proxmark3 e hacking RFID, S3Scanner para escanear baldes S3 abertos e despejar o conteúdo e truffleHog para pesquisar em repositórios Git strings e segredos de alta entropia.
Também incluído nesta versão está a estrutura de inteligência de código aberto Maryam (OSINT), ferramenta Reverse Proxy Grapher para gráfico graphviz ilustrando seu fluxo de proxy reverso, bem como ferramenta de coleta de credenciais Spraykatz para automatizar procdump remoto e análise de processo lsass.
Entre outras mudanças, o Kali Linux 2021.4 adiciona suporte de tema às ferramentas Kaboxer para que não pareça mais ser dos anos 90, adiciona o kit de ferramentas Social-Engineer com o módulo Spear Phishing Email Attack ao aplicativo Kali NetHunter, que agora permite aos usuários personalizar suas próprias notificações de email do Facebook, Messenger ou Twitter DM para seus ataques de engenharia social.
Para usuários AMR, esta versão adiciona suporte de overclock para o laptop Pinebook Pro, adiciona uma nova imagem USBArmory MkII e adiciona suporte de inicialização USB a todas as imagens Raspberry Pi e adiciona sistema de arquivos raiz EXT4 a todas as imagens ARM.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Kali Linux 2021.4
A imagem ISO do Kali Linux 2021.4 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Os usuários existentes não precisam baixar as novas imagens para manter suas instalações atualizadas.
Basta executar o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade
para instalar todas as atualizações mais recentes para seu sistema Kali Linux 2020.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux