E foi lançado o Kali Linux 2021.2 com novas ferramentas e melhorias no Raspberry Pi. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Kali Linux (anteriormente conhecido como BackTrack) é uma distribuição baseada no Debian com uma coleção de ferramentas de segurança e forenses.
Esse sistema possui atualizações de segurança oportunas, suporte para a arquitetura ARM, uma escolha entre quatro ambientes populares de desktop e atualizações contínuas para versões mais recentes.
Enfim, o Kali Linux é uma distribuição baseada no Debian com uma coleção de ferramentas de segurança e forenses.
Agora, a Offensive Security lançou o segundo lançamento ISO de 2021 de sua distro de teste de invasão e hacking ético Kali Linux baseada em Debian, o Kali Linux 2021.2.
Novidades do Kali Linux 2021.2
O Kali Linux 2021.2 surge cerca de três meses após o lançamento anterior (Kali Linux 2021.1) e introduz inúmeras mudanças, começando com Kali Tweaks, um utilitário em modo texto construído internamente para tornar mais fácil para os novatos configurar sua nova instalação do Kali Linux.
Com Kali Tweaks, você pode instalar ou remover grupos de ferramentas (também conhecidos como metapacotes), habilitar ou desabilitar repositórios (por exemplo, avançado ou experimental), configurar Bash ou ZSH como o shell padrão, alternar entre dois ou uma linha de prompts e habilitar ou desative a linha extra antes do prompt ou melhore sua experiência de virtualização.
No Kali Linux 2021.2 também está incluído o framework de engenharia reversa Ghidra, o framework de exploração Pacu AWS (Amazon Web Services), o sistema de pontuação de malware Quark-Engine Android e o editor de código VSCode (código aberto do Visual Studio), que é compilado a partir de fontes.
Por falar em novas ferramentas, o lançamento do Kali Linux 2021.2 está cheio delas. Inclui Dirsearch para diretórios e arquivos de força bruta em servidores da web, Peirates para penetração do Kubernetes, CloudBrute para encontrar a infraestrutura, arquivos e aplicativos de uma empresa no topo de provedores de nuvem e Feroxbuster para descoberta de conteúdo recursiva.
Kaboxer, a ferramenta de boxer de aplicativos do Kali Linux para executar aplicativos que não podem ser empacotados corretamente em contêineres, também está incluído e está sendo usado atualmente para Covenant, um daemon que usa o modelo de rede servidor/cliente, o navegador Mozilla Firefox (Developer Edition) , bem como o scanner de vulnerabilidade Zenmap.
Os usuários do Raspberry Pi ficarão felizes em saber que o novo lançamento do Kali Linux 2021.2 traz suporte total para o modelo Raspberry Pi 400, dois novos pacotes, ou seja, kalipi-config para a configuração inicial e kalipi-tft-config para a configuração inicial de monitores TFT, suporte Bluetooth out-of-the-box para Raspberry Pi 4, um kernel mais recente (Linux 5.4.83), suporte para dispositivos mt76 no Raspberry Pi 2 e 3, bem como grandes melhorias de inicialização.
Entre outras mudanças dignas de nota no Kali Linux 2021.2, esta versão permite que usuários sem privilégios executem o Wireshark, adiciona suporte para arquiteturas amd64, arm64 e armhf para as imagens oficiais do Kali-Docker e atualiza o Kali NetHunter com suporte para Android 11 no Nokia 6.1, OnePlus One, OnePlus Nord , Dispositivos Xiaomi Poco F1, Xiaomi Mi A3 e Samsung Galaxy S20 FE 5G.
Sob o capô, o Kali Linux 2021.2 ainda é alimentado pela série de kernel Linux 5.10 LTS com suporte de longo prazo, mas foi atualizado e corrigido para que não exija mais permissão de privilégio para usar portas TCP e UDP abaixo de 1024. Há também algumas pequenas alterações para o tema padrão.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Kali Linux 2021.2
A imagem ISO do Kali Linux 2021.2 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Os usuários existentes não precisam baixar as novas imagens para manter suas instalações atualizadas.
Basta executar o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade
para instalar todas as atualizações mais recentes para seu sistema Kali Linux 2020.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux