Conheça o Juno Tablet, um tablet Linux com chip Intel Jasper Lake por US$ 429 ou mais. Confira os detalhes desse dispositivo.
A Juno Computers vende laptops e desktops Linux há alguns anos. Agora, a empresa está se ramificando em tablets.
O primeiro Juno Tablet já está disponível para pré-venda por US$ 429 ou mais, e pode ser configurado com uma das várias distribuições Linux móveis compatíveis com telas sensíveis ao toque.
Juno Tablet, um tablet Linux com chip Intel Jasper Lake
Basta ter em mente que a Juno está vendendo o tablet como um produto beta: parte do hardware ainda não é suportado pelo software.
O tablet possui uma tela sensível ao toque LCD IPS de 10,1 polegadas e 1920 x 1200 pixels, um processador quad-core Celeron N5100 de 6 watts baseado na arquitetura Jasper Lake da Intel e 8 GB de RAM LPDDR-2133 (soldada à placa-mãe).
Além disso, a Juno oferece opções de armazenamento de 256 GB, 512 GB e 1 TB.
As portas incluem:
- 1 x USB 3.1 Type-C (com suporte para carregamento e saída de vídeo)
- 1 x USB 3.0 Tipo-A
- 1 x mini HDMI
- 1 x leitor de cartão microSD
- 1 x fone de ouvido de 3,5 mm
Há também suporte para uma caneta opcional com 1024 níveis de sensibilidade à pressão. Está disponível como um complemento de US $ 22 para o tablet.
O tablet da Juno suporta WiFi 5 e Bluetooth 4.2, tem uma bateria de 3.200 mAh e deve funcionar com qualquer carregador USB Tipo C que suporte entrega de energia de 36W ou superior. Mas você precisará fornecer seu próprio carregador, porque a Juno não envia um com o tablet.
As opções de sistema operacional incluem a distribuição Mobian GNU/Linux baseada em Debian e duas versões do Manjaro: uma com a interface de usuário Plasma Mobile e outra com Phosh.
Juno observa que você também pode instalar o Windows no tablet, mas isso não está incluído por padrão.
Quanto ao status beta do tablet, Juno diz que os alto-falantes estéreo de 1 watt e a câmera frontal de 2MP são totalmente suportados, mas a câmera traseira de 5MP e o microfone interno ainda não funcionam com Mobian ou Manjaro, suspender e retomar estão funcionando apenas parcialmente, e no geral Mobian é considerado “instável” enquanto Manjaro é “muito instável”.
Em outras palavras, este é um tablet voltado para entusiastas do Linux, desenvolvedores e testadores beta.
Mas ao contrário de alguns outros tablets Linux, o Juno Tablet tem um processador Intel x86, o que significa que o processador deve ser razoavelmente bem suportado por uma ampla gama de outras distribuições GNU/Linux… mesmo que as câmeras, microfones e outros hardwares não.
O tablet Juno tem um corpo de plástico com um suporte embutido e mede 249 x 167 x 11 mm (9,8″ x 6,6″ x 0,4″) e pesa 670 gramas (cerca de 1,5 libras).