E foi lançado o JingOS 0.9 com escalonamento de interface melhorado e muito mais. Confira as novidades e veja onde baixar para testar.
JingOS é uma nova distro baseada no Ubuntu promovendo uma IU centrada no toque, diferentemente do que ocorre em outras distros Linux focadas em tablet.
Essa é uma distribuição que pode executar aplicativos de desktop Linux como VS Code e LibreOffice. A distribuição se esforça para executar programas GNU/Linux e Android.
Agora, uma nova versão de desenvolvimento do JingOS, a distro Linux para tablets inspirada no iPadOS, está disponível para teste.
Novidades do JingOS 0.9
Se você experimentou o lançamento do JingOS 0.8 e saiu com a sensação de que ainda havia muito trabalho a ser feito, ficará satisfeito em saber que, nesta atualização, parte dele sim!
Mas não fique muito animado.
O JingOS 0.9 ainda está longe de estar pronto para produção, mas está se modelando peça por peça. O suficiente para sugerir que, com um pouco mais de coragem, a equipe que trabalha no sistema operacional ainda pode chegar aonde está indo: uma experiência no estilo do iPad.
O que há de novo na construção do JingOS 0.9? Escalonamento de interface supostamente melhor (útil ao executar máquinas virtuais). No entanto, como as capturas de tela de baixa resolução neste post podem estragar, esse recurso não está funcionando exatamente como o esperado…
Baixa resolução ou não, o .iso mais recente do JingOS 0.9 inclui alguns novos recursos, como a capacidade de definir/alterar o papel de parede; Configuração de VPN; configurações de fuso horário e idioma; opções para ajustar as configurações do mouse e do teclado; e uma maneira de inserir senhas complexas usando um teclado virtual (também novo).
Além disso, o sistema agora mostra bolhas na tela ao alterar o volume; adiciona efeitos de desfoque Gaussiano swish ao Centro de Notificações e ao Painel de Controle; e vem com uma série de novos atalhos de mouse para que as pessoas que estão testando o sistema em um dispositivo sem tela sensível ao toque possam navegar.
No lado dos aplicativos, o gerenciador de arquivos JingOS agora pode extrair e compactar arquivos .zip, .tar e .7zip; o aplicativo da câmera está funcionando; e as atualizações OTA são aplicadas.
Como esta distro oferece experiência baseada em KDE, há componentes familiares incluídos, como o Konsole, enquanto alguns softwares familiares de desktop Linux também estão incluídos, como o Chromium.
Deixando o progresso do sistema operacional de lado, as reservas permanecem em minha mente.
Sempre admirei a ambição e o otimismo de Jingaling – sonhar grande? alguém precisa – e estou impressionado com sua capacidade de cumprir os marcos que eles próprios estabeleceram.
Além disso, uma comunidade realmente entusiasmada está se formando em torno do projeto, então é claro que eles estão fazendo algo certo. Contudo…
O financiamento coletivo do hardware do tablet – independentemente do sistema operacional que executa – é uma tarefa importante. Existem armadilhas na cadeia de suprimentos, engenharia e controle de qualidade, além dos riscos e expectativas usuais de crowdfunding.
Adicione acessórios de hardware extras (como uma caneta de toque sensível à pressão e um teclado bluetooth superinteligente) e esse desafio, aquele que o Jing definiu para si mesmo, é monumentalmente enorme.
Mas Jing está fazendo ainda mais do que isso. Eles também estão construindo uma distribuição Linux sob medida com uma experiência de usuário única (embora baseada em Qt e KDE Plasma) emparelhada com uma série de aplicativos nativos e supostamente de código aberto.
A Canonical jogou milhões em suas plataformas de telefone e tablet (falhou em última instância) e não conseguiu chegar perto de oferecer o tipo de experiência perfeita para o “usuário final” que Jing apregoa.
O que me preocupa.
Adicione o fato de que eles também estão “recompensando” os usuários que postam postagens positivas em blogs e vídeos do YouTube sobre o JingOS; e venda atual de passes prioritários de envio “antecipado” (com um código de desconto que pode ser usado em sua campanha IndieGoGo ainda não lançada) e as coisas começam a ficar desconfortáveis.
E já que estamos falando sobre o tablet JingPad …
A equipe JingOS postou um novo vídeo prático do JingPad A1, o tablet Linux equipado com ARM que planejam lançar no IndieGoGo no final deste mês. O breve clipe é instrutivo, pois nos dá nossa primeira visão real do hardware e do software (finalmente) trabalhando juntos.
Confira abaixo e me diga o que você achou.
Você pode baixar o JingOS 0.9 e encontrar mais informações sobre o lançamento no fórum do JingOS.
Baixe e experimente o JingOS 0.9
A imagem ISO do JingOS 0.9 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux