A IBM anunciou que o CEO da Red Hat, Jim Whitehurst, renunciou ao cargo de presidente da IBM. Confira os detalhes dessa mudança.
Quase três anos após a integração da Red Hat na IBM, Jim Whitehurst anunciou recentemente que tomou a decisão de deixar o cargo de presidente da IBM, no entanto, ele continuará a servir como consultor sênior do Diretor Geral Arvind Krishna e do restante da equipe administrativa.
Jim Whitehurst renunciou ao cargo de presidente da IBM
A IBM anunciou que Jim Whitehurst, que entrou no acordo com a Red Hat, deixaria o cargo de presidente da empresa apenas 14 meses após assumir o cargo.
A eeeee não entrou em detalhes sobre os motivos de sua saída, mas reconheceu seu papel fundamental na operação do Red Hat 2018, no valor de US$ 34 bilhões, e na união das duas empresas após a conclusão da transação.
“Jim foi fundamental para moldar a estratégia da IBM, mas também para garantir que a IBM e a Red Hat trabalhem bem juntas e que nossas plataformas de tecnologia e inovações forneçam mais valor aos nossos clientes”, disse a empresa.
Jim expressou sua disposição de continuar participando do desenvolvimento dos negócios da IBM como consultor sênior de Krishna, mas agora como consultor da administração da IBM. Deve-se observar que após o anúncio da saída de Jim Whitehurst, as ações da IBM caíram 4,6%:
“Nos quase três anos desde que a aquisição foi anunciada, Jim foi fundamental na articulação da estratégia da IBM, mas também na definição da estratégia da IBM. Garantir que a IBM e a Red Hat trabalhem bem juntas e que nossa tecnologia, plataformas e inovações agreguem mais valor aos nossos clientes”, escreve Krishna.
De 2008 a 2019, Whitehurst atuou como Chief Executive Officer (CEO) da Red Hat e depois de concluir a integração da Red Hat com a IBM em 2019, ele se tornou vice-presidente da IBM e chefe da divisão para a qual a Red Hat foi transferida.
Em janeiro de 2020, Whitehurst foi nomeado pelo conselho de diretores como presidente da IBM. Sob a liderança de Whitehurst, a receita da Red Hat aumentou oito vezes e a capitalização de mercado dez vezes.
Quando a IBM comprou a Red Hat em 2018 por US $ 34 bilhões, isso levou a uma série de mudanças em cascata em ambas as empresas, como primeiro, Ginni Rometty deixou o cargo enquanto o CEO da IBM e Arvind Krishna assumiram e, ao mesmo tempo, Jim Whitehurst, que tinha Anteriormente, sido CEO da Red Hat, transferido para a IBM como presidente e funcionário de longa data Paul Cormier.
Ao mesmo tempo, a empresa também anunciou outras mudanças, incluindo aquela que a executiva de longa data da IBM, Bridget van Kralingen, anunciou que também deixaria o cargo de vice-presidente sênior de mercados globais. Rob Thomas, que foi vice-presidente sênior da IBM Cloud and Data Platform, substituirá Van Kraligen.
“De qualquer forma, essa partida deixa um enorme vazio na equipe de liderança de Krishna enquanto eles se esforçam para transformar a empresa em uma empresa predominantemente híbrida movida a nuvem. Claramente, Whitehurst foi capaz de ajudar a impulsionar essa mudança com seu amplo conhecimento do setor e credibilidade com a comunidade de código aberto desde que ele estava na Red Hat.
Com essas mudanças, estou confiante de que a IBM estará em uma posição mais forte para ajudar nossos clientes e nossos negócios a prosperar. Estou ansioso para continuar o trabalho crítico que fazemos para as empresas e a sociedade em todo o mundo com esta equipe de liderança excepcional”, escreve Krishna.
Mas nos perguntamos por que ele está deixando seu posto depois de tão pouco tempo e o que planeja fazer a seguir. Freqüentemente, após a conclusão de uma transação dessa magnitude, há um acordo sobre o mandato dos principais executivos.
Pode ser que esse período tenha expirado e Whitehurst queira seguir em frente, mas ele foi considerado por alguns como o herdeiro aparente de Krishna e sua partida é uma surpresa quando considerada neste contexto.
Finalmente, vale a pena mencionar que a IBM não anunciou uma substituição até agora. Se você quiser saber mais sobre o assunto, pode conferir os detalhes no seguinte endereço.