Categorias
Arch Debian Fedora Linux Linux Mint Notícias Open Source openSUSE Software livre Tecnologia Ubuntu

Jetbrains descontinuou as versões educacionais de seus IDE’s

Segundo um anúncio publicado em 1º de dezembro no blog da empresa, a Jetbrains descontinuou as versões educacionais de seus IDE’s.

Leia o restante do texto “Jetbrains descontinuou as versões educacionais de seus IDE’s”

Segundo um anúncio publicado em 1º de dezembro no blog da empresa, a as de seus ‘s.

A Jetbrains é desenvolvedora de alguns excelentes ambientes de integrado para algumas das linguagens de mais populares.

Todos os seus títulos têm versões comunitárias (gratuitas e de código aberto) e alguns também incluem uma versão educacional com a qual você pode aprender ou ensinar uma linguagem de programação.

No entanto, soube-se que a Jetbrains descontinuou as versões educacionais.

Jetbrains descontinuou as versões educacionais de seus IDE’s

Jetbrains descontinuou as versões educacionais de seus IDE’s

Sim. A Jetbrains descontinuou as versões educacionais de seus IDE’s. Mas calma, lembre-se que esta funcionalidade não desaparece, mas é passada para as versões da comunidade e basta instalá-las e importar os cursos que possui.

A Jetbrains, além dos ambientes de desenvolvimento integrados, é responsável pela linguagem de programação Kotlin, que está substituindo o Java na criação de aplicativos Android.

Seus ambientes de desenvolvimento integrados possuem versões para Linux muito fáceis de instalar, pois estão disponíveis nos formatos Snap e Flatpak.

Embora quase toda a linha de produtos para desenvolvedores da Jetbrains esteja disponível nos dois formatos especificados (além do tar.gz), apenas dois são gratuitos; IDEA Community e PyCharm Community. Ambos abordam opções educacionais incorporadas.

PyCharm Community é um ambiente de desenvolvimento integrado para Python, enquanto Idea Community é o mesmo para Java, Groovy, Kotlin, Scala e Android. Na verdade, seu código-fonte é a base do Android Studio, a ferramenta de desenvolvimento oficial do Google.

Por que a Jetbrains descontinua as versões educacionais?

De acordo com o anúncio publicado em 1º de dezembro no blog da empresa dedicado ao setor educacional, as versões educacionais de seus ambientes de desenvolvimento integrado para Java, Kotlin e Python serão as últimas e suas funcionalidades estarão disponíveis no IntelliJ IDEA Community Edition (Java e Kotlin) e PyCharm Community Edition (Python)

Conforme explicado, quando os ambientes de desenvolvimento integrado educacional foram lançados, eles tinham uma interface de usuário mais simples do que o usual para este tipo de produto, para facilitar o aprendizado de novos usuários.

No entanto, à medida que os usuários avançavam em seus conhecimentos, eles começaram a exigir funções avançadas e, ao incluí-las, o nível de complexidade da interface aumentou.

Ao mesmo tempo, as versões comunitárias ganharam uma nova interface de usuário que exibe recursos conforme a necessidade, facilitando a navegação.

E, claro, o melhor é treinar com uma ferramenta o mais próxima possível daquela com a qual você vai trabalhar.

Como acessar os recursos educacionais

As novas versões comunitárias de PyCharm e IDEA incorporam uma seção dedicada ao aprendizado em sua tela de boas-vindas.

Para acessar as funções de aprendizado, basta instalar o IntelliJ IDEA Community Edition ou o PyCharm Community Edition e na tela de boas-vindas clicar na guia Learn. Em seguida, no widget Aprenda a programar, clique em Habilitar acesso.

Os cursos concluídos podem ser importados usando o assistente (desde que as versões educacionais estejam instaladas na mesma máquina) ou abrindo o projeto no menu Arquivo.

Versões atualizadas que incluem ferramentas educacionais podem ser encontradas no FlatHub e na loja Snap.

As edições educacionais atuais não receberão atualizações, porém poderão ser utilizadas por mais algum tempo instalando o plugin EduTools, embora seja apenas para a versão atual do plugin, a próxima não funcionará.

E como estamos nos referindo a programas gratuitos, não há porque não instalar os novos programas.

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Sair da versão mobile