Segundo um anúncio publicado em 1º de dezembro no blog da empresa, a Jetbrains descontinuou as versões educacionais de seus IDE’s.
A Jetbrains é desenvolvedora de alguns excelentes ambientes de desenvolvimento integrado para algumas das linguagens de programação mais populares.
Todos os seus títulos têm versões comunitárias (gratuitas e de código aberto) e alguns também incluem uma versão educacional com a qual você pode aprender ou ensinar uma linguagem de programação.
No entanto, soube-se que a Jetbrains descontinuou as versões educacionais.
Jetbrains descontinuou as versões educacionais de seus IDE’s
Sim. A Jetbrains descontinuou as versões educacionais de seus IDE’s. Mas calma, lembre-se que esta funcionalidade não desaparece, mas é passada para as versões da comunidade e basta instalá-las e importar os cursos que possui.
A Jetbrains, além dos ambientes de desenvolvimento integrados, é responsável pela linguagem de programação Kotlin, que está substituindo o Java na criação de aplicativos Android.
Seus ambientes de desenvolvimento integrados possuem versões para Linux muito fáceis de instalar, pois estão disponíveis nos formatos Snap e Flatpak.
Embora quase toda a linha de produtos para desenvolvedores da Jetbrains esteja disponível nos dois formatos especificados (além do tar.gz), apenas dois são gratuitos; IDEA Community e PyCharm Community. Ambos abordam opções educacionais incorporadas.
PyCharm Community é um ambiente de desenvolvimento integrado para Python, enquanto Idea Community é o mesmo para Java, Groovy, Kotlin, Scala e Android. Na verdade, seu código-fonte é a base do Android Studio, a ferramenta de desenvolvimento oficial do Google.
Por que a Jetbrains descontinua as versões educacionais?
De acordo com o anúncio publicado em 1º de dezembro no blog da empresa dedicado ao setor educacional, as versões educacionais de seus ambientes de desenvolvimento integrado para Java, Kotlin e Python serão as últimas e suas funcionalidades estarão disponíveis no IntelliJ IDEA Community Edition (Java e Kotlin) e PyCharm Community Edition (Python)
Conforme explicado, quando os ambientes de desenvolvimento integrado educacional foram lançados, eles tinham uma interface de usuário mais simples do que o usual para este tipo de produto, para facilitar o aprendizado de novos usuários.
No entanto, à medida que os usuários avançavam em seus conhecimentos, eles começaram a exigir funções avançadas e, ao incluí-las, o nível de complexidade da interface aumentou.
Ao mesmo tempo, as versões comunitárias ganharam uma nova interface de usuário que exibe recursos conforme a necessidade, facilitando a navegação.
E, claro, o melhor é treinar com uma ferramenta o mais próxima possível daquela com a qual você vai trabalhar.
Como acessar os recursos educacionais
As novas versões comunitárias de PyCharm e IDEA incorporam uma seção dedicada ao aprendizado em sua tela de boas-vindas.
Para acessar as funções de aprendizado, basta instalar o IntelliJ IDEA Community Edition ou o PyCharm Community Edition e na tela de boas-vindas clicar na guia Learn. Em seguida, no widget Aprenda a programar, clique em Habilitar acesso.
Os cursos concluídos podem ser importados usando o assistente (desde que as versões educacionais estejam instaladas na mesma máquina) ou abrindo o projeto no menu Arquivo.
Versões atualizadas que incluem ferramentas educacionais podem ser encontradas no FlatHub e na loja Snap.
As edições educacionais atuais não receberão atualizações, porém poderão ser utilizadas por mais algum tempo instalando o plugin EduTools, embora seja apenas para a versão atual do plugin, a próxima não funcionará.
E como estamos nos referindo a programas gratuitos, não há porque não instalar os novos programas.