E o Java 14 foi lançado oficialmente pela Oracle. Confira as novidades dessa importante atualização dessa linguagem e plataforma de desenvolvimento.
A Oracle anunciou o Java 14 (ou melhor, o JDK 14), a versão mais recente da tecnologia que dominou a computação neste século e cujo desenvolvimento se acelerou nos últimos tempos, que foi transformado em versões mais contínuas.
Uma das coisas importantes a serem observadas sobre o Java 14 é o fato de não ser uma versão LTS, portanto, ele será suportado apenas por seis meses. A última versão com suporte estendido no tempo foi 11 e a próxima será 17. Por outro lado, a Oracle decidiu estender o suporte ao JDK 8 até dezembro de 2030.
Novidades do Java 14
O Java é uma tecnologia muito veterana que também abrange muito; portanto, no JDK 14, tentaremos mencionar apenas alguns dos aspectos mais relevantes, que incluem novos recursos, melhorias e correções:
- Suporte ao formato de moeda contábil: instâncias de formato de moeda no estilo de contabilidade, nas quais o valor é formatado entre parênteses em algumas configurações de localidade, podem ser obtidas chamando “NumberFormat.getCurrencyInstance (Locale)” com a extensão de configuração “U-cf-account regional” Unicode. Por exemplo, em “Locale.US”, “(US$ 3,27)” será formatado em vez de “- US$ 3,27”.
- Registros (na pré-fase): no JDK 14, a função de visualização de registros adiciona uma nova classe: “java.lang.Record”. O pacote “java.lang” é importado implicitamente sob demanda, ou seja, importa “java.lang. * ” Se o código em um arquivo de origem existente importar outro pacote sob demanda, por exemplo, “importe com.myapp. *; ”, E esse outro pacote declara um tipo chamado Record, portanto, o código no arquivo de origem existente que se refere a esse tipo não será compilado sem alterações. Para compilar o código, você precisa importar o tipo de registro do outro pacote usando uma importação de tipo único, como “import com.myapp.Record;”.
- Alocação de memória compatível com NUMA para o coletor de lixo G1: O coletor de lixo G1 agora tenta alocar e manter objetos no mesmo nó NUMA na geração jovem de coletas de lixo. Isso é semelhante ao comportamento do NUMA Garbage Collector em paralelo. O G1 tenta distribuir uniformemente as regiões Humongous e Old entre todos os nós NUMA disponíveis usando o agrupamento estrito. A colocação de objetos copiados da geração mais jovem para a geração mais antiga é aleatória.
- O Garbage Collector Z (ZGC) está disponível como um recurso experimental no macOS e no Windows.
- Foram feitas melhorias no coletor de lixo paralelo adotando o mesmo mecanismo de gerenciamento de tarefas para agendar tarefas paralelas que em outros coletores. Isso pode resultar em melhorias significativas no desempenho.
- A suspensão e a retomada do encadeamento foram marcadas como um recurso descontinuado.
Quem quiser conhecer todos os detalhes do JDK 14 pode consultá-los através das notas de versão publicadas pela Oracle.
Oracle Java 14 pode ser baixado sob uma licença comercial no site da empresa ou como software livre através do projeto OpenJDK, que recentemente recebeu um grande impulso por meio da iniciativa AdoptOpenJDK.
No outono de 2018, um grande alvoroço foi gerado pelas alterações introduzidas nos termos da licença comercial Java 11, no entanto, é importante observar que desde 2011 (Java 7) o OpenJDK tem sido a base da implementação comercial do Java, portanto, a modificação da licença comercial não causaria dores de cabeça para desenvolvedores ou empresas se a implementação correta for selecionada.
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
- Como habilitar o repositório Games no openSUSE