Conheça o JamesDSP, um processador de efeitos de áudio para PipeWire/PulseAudio. Confira os detalhes desse software e veja onde baixar e instalar.
JamesDSP para Linux é um processador de efeito de áudio Qt de código aberto para PipeWire e PulseAudio. Use-o para aprimorar a música que você ouve adicionando reverberação, reforço de graves e outros filtros usando um equalizador paramétrico ou de banda fixa.
Ele também permite que você escreva seus próprios efeitos de áudio usando a linguagem de script EEL2.
JamesDSP, um processador de efeitos de áudio para PipeWire/PulseAudio
O aplicativo é projetado para uso com PipeWire, que o desenvolvedor recomenda por sua menor latência ao injetar efeitos de áudio, mas o PulseAudio também é compatível (para compatibilidade com versões anteriores).
Ele foi inicialmente lançado como um processador de efeitos de áudio para Android e, em seguida, portado para o Linux.
Os recursos do JamesDSP para Linux incluem:
- Reforço de graves automático (reforço de graves com detecção de frequência): define automaticamente seus próprios parâmetros, como ganho, largura de banda e frequência de corte, analisando o fluxo de áudio de entrada
- Compressor de faixa dinâmica automática: um efeito de ajuste de faixa dinâmica multibanda altamente automatizado
- Rede de reverberação complexa IIR (Progenitor 2)
- Equalizador FIR interpolado com bandas flexíveis
- Equalizador de resposta arbitrária (também conhecido como GraphicEQ do EqualizerAPO). Integração de banco de dados AutoEQ (requer conexão de rede)
- Convólver particionado (convolução de segmentação automática). Suporta resposta de impulso mono, estéreo, estéreo total/verdadeiro (LL, LR, RL, RR)
- Crossfeed: efeitos surround realistas
- Amplitude do palco sonoro: um controlador de amplitude estéreo multibanda
- ViPER-DDC: execute a equalização paramétrica no áudio e crie arquivos de entrada VDC usando thepbone/DDCToolbox
- Modelagem analógica: um gerador harmônico uniforme livre de aliasing
- Limitador de saída
O aplicativo também vem com um mecanismo de script que permite a você escrever seus próprios efeitos de áudio usando a linguagem de script EEL2. JamesDSP até gera automaticamente uma interface de usuário básica para seus scripts que permite a modificação de parâmetros.
Para editar os scripts, o JamesDSP vem com um IDE de script mínimo com suporte para saída de console, mensagens de erro detalhadas, destaque de sintaxe e muito mais.
Além disso, JamesDSP para Linux também vem com predefinições globais que você carrega e salva, um ícone de bandeja e muito mais.
O aplicativo teve uma versão principal (2.0) no fim de semana, que adiciona suporte para PipeWire, atualizações de IU e muito mais. Não há log de alterações oficial, então pode haver algo que eu esqueci, verifique o log de commit para detalhes.
Quando você executa o JamesDSP pela primeira vez, seu assistente de configuração é exibido, permitindo que você escolha o dispositivo de saída, defina se o aplicativo deve desligar quando fechado ou permanecer minimizado, etc.
No caso de posteriormente desejar alterar algumas configurações apresentadas neste assistente de configuração, você pode fazer isso nas configurações do aplicativo (ícone de engrenagem no canto inferior esquerdo da janela do JamesDSP para Linux).
Feito isso, você pode começar a aplicar alguns efeitos à saída de áudio do seu computador. Por exemplo, vá para a guia Equalizador, clique em Ativar EQ e selecione uma predefinição do equalizador:
Se você não conseguir ouvir a diferença com e sem uma predefinição, certifique-se de que seu dispositivo de saída de áudio esteja definido como JamesDSP Sink nas Configurações do sistema (às vezes não é definido automaticamente), por exemplo, no GNOME:
Você deve estar se perguntando como o JamesDSP se compara ao EasyEffects (anteriormente, PulseEffects), outro aplicativo processador de efeitos de áudio para Linux.
A diferença mais óbvia é que JamesDSP funciona com PulseAudio e PipeWire, enquanto EasyEffects suporta apenas PipeWire (você deve instalar uma versão mais antiga do EasyEffects da época em que era chamado de PulseEffects se quiser usá-lo com PulseAudio).
Além disso, EasyEffects vem com mais efeitos, embora haja alguns efeitos disponíveis em JamesDSP que não estão disponíveis com EasyEffects, como amplitude de palco sonoro, um controlador de amplitude estéreo multibanda ou ViPER-DDC que permite realizar equalização paramétrica no áudio.
E o EasyEffects permite a aplicação de efeitos de áudio tanto na entrada quanto na saída de som, enquanto JamesDSP é apenas para saída. Por outro lado, o JamesDSP tem uma interface de usuário mais simples e vem com um mecanismo de script que não está disponível no EasyEffects.
Portanto, embora esses 2 aplicativos tenham muitas coisas em comum, também existem algumas diferenças, portanto, use aquele que melhor se adapta às suas necessidades.
Baixe JamesDSP para Linux
Antes de instalar o JamesDSP para Linux, verifique se você está usando o PipeWire ou o PulseAudio conforme descrito aqui. Então você pode instalar JamesDSP para Linux (para PipeWire ou PulseAudio) de um repositório (Debian/Ubuntu), AUR (Arch Linux/Manjaro), ou compilá-lo a partir do código-fonte.