Graças a extensão Airpod Battery Monitor, já é possível ver informações da bateria dos AirPods no GNOME. Conheça melhor esse recurso.
Você usa fones de ouvido sem fio Apple AirPods ou Beats com Ubuntu (ou qualquer distribuição Linux usando GNOME Shell) e deseja verificar os níveis de bateria em seu desktop?
Bem, agora você pode!
A nova extensão Airpod Battery Monitor GNOME Shell facilita a verificação dos níveis de bateria de seus AirPods ou fones de ouvido Bluetooth Beats.
Já é possível ver informações da bateria dos AirPods no GNOME
Os dispositivos de áudio sem fio da Apple (incluindo Beats, uma subsidiária da Apple) funcionam “pronto para uso” no Ubuntu e outras distros Linux) usando a pilha Bluetooth normal, você não verá nenhuma indicação do nível da bateria.
Não ver os níveis de bateria para dispositivos de áudio Bluetooth no Ubuntu não é incomum.
Você pode ativar os recursos experimentais do Bluez para que os níveis de bateria ausentes dos seus dispositivos de áudio Bluetooth conectados apareçam em Configurações> Energia (bem como em extensões elegantes do GNOME Shell, como o Bluetooth Battery Meter).
Mas os recursos experimentais do Bluez não farão com que os níveis de bateria do AirPod apareçam.
Por quê? O equipamento de áudio da Apple não relata o status da bateria usando o Bluetooth Battery Service (BAS) que a maioria dos dispositivos de áudio faz.
O criador desta extensão explica que os AirPods compartilham informações da bateria e do modelo usando pacotes de publicidade BLE).
Ignore o lado técnico; se você instalar a extensão GNOME Shell do Airpod Battery Monitor (sic), poderá ver os níveis de bateria dos AirPods no Ubuntu quando emparelhado com/com a distro.
Você verá os níveis de bateria de cada AirPod (esquerda, direita) separadamente, o que é especialmente útil.
No momento em que escrevo, esta extensão suporta:
- Apple AirPods (todas as gerações)
- Apple AirPods Pro (todas as gerações)
- Apple AirPods Max
- Batidas
- Estojo de carregamento sem fio AirPods
E a extensão é compatível com GNOME 43 e superior, o que significa que você pode usá-la no Ubuntu 22.10, 23.04, 23.10 e nas compilações de desenvolvimento mais recentes do 24.04.
- Instale a extensão do medidor de bateria do Airpod 1
- Conecte seus AirPods ao Ubuntu
- Abra o painel de preferências da extensão
- Selecione o modelo do seu AirPods para iniciar a verificação do beacon BLE
Pode levar um ou dois minutos para que esta extensão “descubra” seus AirPods e mostre as informações da bateria (devido ao mecanismo de coleta dos níveis da bateria).
No painel de preferências você pode escolher onde/como os níveis da bateria aparecem:
- Como um rótulo na barra superior – clique para ver as informações da bateria ou:
- Ícones na barra superior – informações da bateria mostradas na bandeja de mensagens
Então, sim – se você tem AirPods, você os usa com o Ubuntu e quer ficar de olho nos níveis de bateria, experimente esta extensão e me diga se funciona!