Pouco depois de anunciar que havia corrigido o problema do APT o projeto Debian informou que as imagens ISO Live e instalável do Debian 9.7 Stretch já estão disponíveis para download.
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
O Projeto Debian anunciou recentemente a disponibilidade geral do lançamento do sétimo ponto de sua mais recente série de sistema operacional do Debian Linux 9 Stretch, que inclui uma única atualização de pacote.
Uma vulnerabilidade de segurança que poderia levar a ataques man-in-the-middle permitindo que atacantes remotos instalassem pacotes maliciosos nos computadores dos usuários, que mais tarde poderiam ser usados para executar código com privilégios administrativos, foi descoberta no APT, o gerenciador de pacotes de linha de comando usado pelos sistemas Debian e derivados.
O Projeto Debian foi rápido em lançar uma versão com patches do pacote APT para seus usuários do Debian Stretch para lidar com a vulnerabilidade, pedindo a todos que atualizem seus sistemas o mais rápido possível.
Para limitar ainda mais os problemas indesejáveis, eles também lançaram imagens ISO live e instaláveis do Debian 9.7.
ISO Live e instalável do Debian 9.7 Stretch já estão disponíveis
Sim. A partir de agora, as imagens instaláveis e live do Debian 9.7 Stretch já estão disponíveis para download na página de download da distro.
As imagens live do Debian 9.7 Stretch vêm em seis edições, com os ambientes de desktop KDE, GNOME, Xfce, LXDE, MATE e Cinnamon, para arquiteturas de 64 e 32 bits.
As imagens somente para instalação do Debian 9.7 Stretch estão disponíveis atualmente para 32 bits (i386), 64 bits (amd64), ARM64 (ArArch64), ARMhf, MIPS, MIPSel (MIPS Little Endian), MIPS64el (MIPS 64 bits Little Endian), PPC64el (PowerPC 64 bits Little Endian) e s390x (IBM System z). Uma imagem multi-arch (amd64/i386) também está disponível.
Baixe e experimente o Debian 9.7 Stretch
Os usuários existentes não precisam baixar novos ISOs para atualizar suas instalações, mas simplesmente executar o comando ‘sudo apt-get update & sudo apt-get dist-upgrade
‘ em um emulador de terminal.
Mas se você está implementando o sistema operacional Debian 9.7 Stretch em novos computadores, recomendamos que você baixe qualquer uma das imagens ISO lançadas.
A imagem ISO do Debian 9.7 Stretch já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux