ISO do Ubuntu 24.10 para ARM suporta o ThinkPad X13s

Para a alegria dos usuários desse laptop da Lenovo, a imagem ISO do Ubuntu 24.10 para ARM suporta o ThinkPad X13s.

Embora seja possível usar o Ubuntu 23.10 no Thinkpad X13s, ele requer o uso de um ISO personalizado criado especificamente para este dispositivo.

O Ubuntu 24.04 LTS não tinha uma imagem oficial do instalador para este dispositivo (é possível atualizar para 24.04 a partir do 23.10, embora com ressalvas).

Mas com a chegada do Ubuntu 24.10 em outubro, o ISO padrão do Ubuntu ARM64 (que funciona muito como um ISO Intel/AMD regular, com uma sessão ao vivo e instalador guiado) inicializará alegremente neste dispositivo.

ISO do Ubuntu 24.10 para ARM suporta o ThinkPad X13s

ISO do Ubuntu 24.10 para ARM suporta o ThinkPad X13s

Sim. A imagem ISO do Ubuntu 24.10 para ARM suporta o ThinkPad X13s. Ou seja, o Ubuntu 24.10 suporta o laptop Lenovo ThinkPad X13s com Snapdragon no ISO ARM64 “genérico” oficial — uma mudança notável.

Para esclarecer: este é o Ubuntu ARM64 .iso e não o ARM64 .img pré-instalado, este último sendo usado para dispositivos ARM como o Raspberry Pi.

Juerg Haefliger da Canonical é a força motriz por trás do suporte ao laptop, que é alimentado por um Snapdragon 8cx – não tão rápido ou empolgante quanto os novos SoCs ‘Snapdragon X’, mas ainda meio competente).

Em uma atualização sobre o progresso, ele diz que para o ciclo Oracular ele foi auxiliado pelo colega Tobias Heider, e os esforços de Heider levaram ao ThinkPad X13s sendo suportado no ISO regular do Ubuntu ARM64.

Os usuários baixam a imagem regular do desktop Ubuntu ARM, atualizam o ISO para uma unidade USB, inicializam a partir desse USB no ThinkPad X13s e, em seguida, executam o instalador.

Haefliger enfatiza que os usuários DEVEM escolher a opção ‘instalar software e drivers de terceiros’ ou o dispositivo não inicializará quando a instalação for concluída. Isso ocorre porque essa opção instala drivers e arquivos de configuração importantes específicos do X13.

Depois disso… Deve ficar bom.

Claro, a ISO do Ubuntu 24.10 para ARM suporta o ThinkPad X13s, mas o Ubuntu “executando” em algo não é o mesmo que “executando bem”. A experiência geral do usuário não será perfeita ou sem problemas, mas está melhorando – e melhorou desde 23.10 e 24.04.

O Linux Kernel 6.11 inclui uma série de correções notáveis ​​para laptops ARM, entre as quais está o suporte para a webcam e possivelmente aceleração de hardware também usando um blob binário – não tenho certeza do status disso no momento em que escrevo, pois não possuo este laptop para testar.

Se você está procurando um laptop baseado em ARM que possa executar Linux, pode ser melhor esperar por um esforço completo, como o próximo laptop Snapdragon X Elite da TUXEDO Computers (que executará Linux pronto para uso).

O ThinkPad X13s não é mais o modelo mais novo ou mais rápido, e o suporte para ele é (mesmo agora) um processo fragmentado. Também é difícil encontrá-lo novo, mas se você for paciente, pode conseguir um bom negócio em unidades de segunda mão em sites como o eBay.

Mas, a menos que você esteja explicitamente atrás de um laptop ARM, fique com dispositivos Intel/AMD.

O suporte de hardware e software em laptops ARM pode ser irregular, e nem todas as distribuições Linux funcionam com todos os laptops ARM. Você terá mais potência e menos problemas se ficar com AMD e Intel. Por enquanto, pelo menos…

Sair da versão mobile