iSH – um projeto para executar um ambiente de shell Linux no iOS

Conheça melhor o iSH, um projeto para executar um ambiente de shell Linux no iOS, e veja como experimentar esse recurso no seu dispositivo.

O iSH é um novo projeto que visa obter um ambiente Shell Linux executado localmente em um dispositivo iOS, usando um emulador x86 no modo de usuário.

iSH – um projeto para executar um ambiente de shell Linux no iOS

O projeto ainda está em desenvolvimento de acordo com as várias publicações de seus autores, mas você já pode testá-lo graças ao TestFlight, o aplicativo da Apple que permite aos usuários testar versões beta de aplicativos de desenvolvedor.

O objetivo final do iSH é oferecer um terminal que você possa usar para inserir linhas de comando e executá-las como em um sistema Unix.

O iSH não é o primeiro aplicativo da App Store a oferecer esses recursos, mas o primeiro baseado em uma distribuição Linux completa.

iSH – um projeto para executar um ambiente de shell Linux no iOS

Um dos recursos mais destacados do iSH é que ele se baseia na distribuição Alpine Linux, projetada para ser compacta, segura e fácil de usar.

Mais precisamente, o Alpine Linux é uma distribuição mínima que não oferece nenhuma interface gráfica e tem a vantagem de ser muito leve.

Essa distribuição Linux é caracterizada por ser usada principalmente no mundo dos servidores ou para alimentar sistemas de contêineres como o Docker.

Comparado a outros terminais oferecidos anteriormente na App Store, o iSH não oferece todas as ferramentas de linha de comando.
 
O iSH é como uma distribuição Linux virtualizada completa: permite instalar ferramentas adicionais, se necessário, usando o gerenciador de pacotes Alpine “apk”, o que facilita para o usuário instalar as ferramentas necessárias.

Como tal, a distribuição é incluída com um conjunto mínimo de ferramentas; portanto, o usuário precisará confiar no gerenciador de pacotes para obter as ferramentas adicionais.

O iSH usa uma arquitetura completa de pastas, na qual os arquivos podem ser acessados ​​através do aplicativo “Arquivos”.

Embora, para isso, seja mencionado que “Arquivos” deve ter sido adicionado como um local no gerenciador de arquivos do iOS.

Isso permite que o usuário possa acessar todos os arquivos de distribuição em seu dispositivo.

Na árvore de arquivos, o espaço do usuário está localizado no local padrão na pasta /root, nos arquivos de configuração em /etc, nos executáveis ​​em /bin, etc.

Como tal, o projeto ainda é relativamente novo e funciona com um emulador, portanto, é importante observar que nem todos os programas Linux ainda estão disponíveis e alguns ainda estão em desenvolvimento como o SSH.

No entanto, o iSH já vem com alguns dos programas padrão que seriam esperados em um ambiente Linux.

Dos programas incluídos, podemos encontrar: por exemplo, Vi, wget, utilitários para compactar e descompactar arquivos (zip, unzip and tar), você também pode adicionar um documento de outro aplicativo a uma das pastas iSH e acessá-lo a partir do terminal .

Você também pode baixar um item com “curl” ou “wget” e enviá-lo para outro aplicativo no dispositivo.

O iSH respeita todos os recursos de um aplicativo iOS. O iSH está em conformidade com a sandbox e respeita as condições de publicação na App Store.

No entanto, alguns acreditam que o iSH pode ser removido da App Store em um futuro próximo. Eles citam, por exemplo, o OpenTerm, que foi removido da App Store depois que a Apple contratou seu desenvolvedor.

Obtenha o iSH

Por fim, para aqueles interessados ​​em poder instalar o iSH em um dispositivo iOS, primeiro devem instalar o aplicativo TestFlight, que permite a instalação de programas beta.

Após a instalação do TestFlight, você deve acessar o seguinte endereço e aqui deve seguir as instruções indicadas.

Eles serão solicitados a aceitar um convite para ingressar na versão beta do iSH.

Depois que o iSH estiver instalado, eles podem abri-lo como qualquer outro aplicativo iOS e você será recebido por um Shell Ash, onde poderá começar a executar comandos e instalar outros pacotes usando o gerenciador de pacotes apk.

Por fim, se você quiser saber mais sobre isso, pode consultar mais informações em um subreddit do aplicativo.

O que está sendo falado no blog

Sair da versão mobile