iPhones agora podem ser usados ​​como Token para contas do Google

O Google anunciou que os iPhones agora podem ser usados ​​como Token para contas do Google. Confira os detalhes dessa importante novidade.

Security Key, chaves de segurança, ou simplesmente Token é um dispositivo eletrônico gerador de senhas, usado principalmente como uma segunda etapa de autenticação para acesso a determinados serviços.

iPhones agora podem ser usados ​​como Token para contas do Google
iPhones agora podem ser usados ​​como Token para contas do Google

O Google anunciou que os iPhones com iOS 10 ou posterior agora podem ser usados ​​como chaves de segurança para proteger as contas do Google contra ataques de phishing, verificando logins nos dispositivos Chrome OS, iOS, macOS e Windows 10 sem emparelhamento.

iPhones agora podem ser usados ​​como Token para contas do Google

Isso não poderia ter chegado a um momento melhor, pois, de acordo com um estudo recente conduzido pelo Google e pela The Harris Poll, 74% dos 500 usuários norte-americanos de alto risco pesquisados ​​- incluindo políticos, ativistas, executivos e influenciadores – relataram terem se tornado alvos ou foram comprometidos por um ataque de phishing.

O serviço de e-mail gratuito Gmail também bloqueia automaticamente mais de 100 milhões de e-mails de phishing todos os dias, de acordo com o Google, alertando os atacados por atores apoiados pelo governo sobre tentativas de phishing.

Ao permitir que os usuários do iPhone se defendam contra ataques de phishing usando a chave de segurança de seu telefone, o Google efetivamente trouxe a autenticação de dois fatores mais resistente a phishing (2FA) às contas do Google na plataforma iOS.

Sobre isso, o Google diz que:

“Ao contrário de outros métodos de autenticação de dois fatores (2FA) que tentam verificar sua entrada, as chaves de segurança são criadas com os padrões FIDO que fornecem a proteção mais forte contra bots automatizados, ataques de phishing em massa e ataques de phishing direcionados.”

Isso vem depois que o Google também fez usando a chave de segurança para telefones Android com Android 7.0 ou superior (Nougat) geralmente disponíveis no ano passado e permitindo anteriormente que os usuários do iOS verificassem logins nos serviços do Google e Google Cloud com a ajuda do conjunto de telefones Android como chaves de segurança.

A chave de segurança do iPhone funciona da mesma maneira: usa Bluetooth para verificar logins em dispositivos Chrome OS, iOS, macOS e Windows 10 sem a necessidade de parear seus dispositivos.

Dessa forma, o usuário pode proteger sua conta do Google contra tentativas de hackers em qualquer dispositivo com a ajuda do seu iPhone, mesmo quando informações confidenciais como suas credenciais de usuário foram roubadas.

O Google afirmou ainda que:

“Isso torna mais fácil e conveniente o desbloqueio dessa poderosa proteção, sem a necessidade de carregar chaves de segurança adicionais. Use-o para proteger sua Conta do Google pessoal e as Contas do Google Cloud no trabalho.”

Configurando seu iPhone

Antes de configurar o seu iPhone como uma chave de segurança da conta do Google, você também será solicitado a instalar o aplicativo Google Smart Lock e permitir o envio de notificações.

Você pode configurar seu telefone como uma chave de segurança para sua Conta do Google usando as seguintes etapas:

Passo 1. Cheque se a Verificação em duas etapas ou a Proteção avançada estão ativadas.
Passo 2. Visite myaccount.google.com/security usando um navegador compatível, como o Chrome.
Passo 3. Em “Como fazer login no Google”, selecione Verificação em duas etapas. Pode ser necessário fazer login.
Passo 4. Clique em Adicionar chave de segurança, selecione seu iPhone e, em seguida, adicione.
Passo 5. Siga as instruções na tela e ative a chave de segurança interna do seu iPhone tocando em Sim, recebo uma solicitação quando o aplicativo Smart Lock é solicitado.

Para utilizar a chave de segurança integrada do seu iPhone para fazer login na sua conta do Google em novos dispositivos, você deve:

Passo 1. Verifique se o Bluetooth está ativado nos dois dispositivos.
Passo 2. Faça login na sua Conta do Google em um dispositivo Chrome OS (versão 79 e superior), iOS, macOS ou Windows 10.
Passo 3. Verifique seu iPhone para obter uma notificação do Smart Lock. Toque na notificação.
Passo 4. Para verificar sua entrada, toque em Sim.

O Google também recomenda registrar uma chave de segurança de backup em sua conta do Google para usar no caso de você perder o iPhone.

Use seu iPhone para se inscrever no Programa de Proteção Avançada do Google

O Google também anunciou recentemente que:

“Agora você pode usar seu telefone celular como uma chave de segurança no Programa de Proteção Avançada para a empresa.”

“Isso significa que você pode usar a chave de segurança interna do seu dispositivo Android ou iOS para verificação em 2 etapas, o que torna mais fácil e mais rápido proteger usuários de alto risco com nossas configurações de segurança de conta mais fortes.”

Os usuários do iPhone podem aprender mais sobre a inscrição para o Programa de Proteção Avançada, indo para g.co/advancedprotection.

PM Shuvo Chatterjee, do Programa de Proteção Avançada do Google afirmou que:

“Com os ataques em ascensão, e muitos grandes eventos no horizonte este ano, como as eleições dos EUA em novembro, o Programa de Proteção Avançada oferece uma maneira simples de incorporar a proteção de conta mais forte que o Google oferece.”

E você? O que achou dessa iniciativa? Deixe sua opinião nos comentários!

O que está sendo falado no blog

Post Views: 1.343

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.