Após muitos rumores e vazamentos, finalmente ele chegou, e o iPhone 16 agora tem dois novos botões: Ação e Câmera.
Alguns anos atrás, parecia que o futuro dos smartphones poderia ser dispositivos sem portas ou botões. Mas parece que a Apple está se movendo na outra direção.
Seus novos smartphones iPhone 16 e iPhone 16 Pro têm mais botões do que seus antecessores, graças à introdução de um novo botão de Controle de Câmera.
O iPhone 16 e o iPhone 16 Plus também estão recebendo um Botão de Ação personalizável, algo que estreou na série iPhone 15 Pro, mas que agora está chegando aos telefones de baixo custo da Apple.
iPhone 16 agora tem dois novos botões: Ação e Câmera
É compreensível por que alguns fabricantes de telefones pareciam convencidos de que os telefones sem botões eram o futuro. A Apple não vende mais telefones com botões físicos de início.
E os fabricantes de telefones Android pararam de incluir botões de hardware para funções de início, voltar e recentes anos atrás. Em vez disso, todas essas funções foram movidas para botões ou gestos na tela baseados em software.
Mas a maioria dos telefones ainda tem botões de energia e volume. Muitos também permitem que você use as teclas de volume como botões do obturador da câmera, facilitando a captura de fotos clicando em um botão na lateral do telefone sem colocar o dedo na tela.
O novo botão de controle da câmera da Apple vai um pouco além ao oferecer um botão multifuncional dedicado que permite iniciar a câmera com um único clique, mesmo se a tela do telefone estiver desligada.
Basta puxar o telefone, clicar no botão Câmera e o aplicativo da câmera será aberto. Clique novamente e você poderá tirar uma foto.
O botão também é sensível ao toque, permitindo que você use um leve toque para focar e, em seguida, um toque firme para tirar uma foto. Ou você pode pressionar e segurar o botão para começar a gravar o vídeo.
A Apple também está trazendo recursos de Inteligência da Apple (IA) para o botão Controle da Câmera ainda este ano, permitindo que os usuários apontem rapidamente a câmera do seu telefone para um restaurante para abrir um menu ou link para fazer uma reserva, um pôster de evento para escanear informações relevantes e adicionar um compromisso ao seu calendário ou executar outras tarefas como identificar a raça de um cachorro tirando uma foto de um filhote, executar uma pesquisa no Google por itens relacionados tirando uma foto de um objeto ou usar o ChatGPT para obter ajuda para resolver problemas em um livro didático.
Ter um botão dedicado para Controles da Câmera faz sentido para a Apple, que há muito tempo tornou as câmeras em seus smartphones um ponto de venda importante.
E o novo iPhone 16 e iPhone 16 Pro têm câmeras de última geração que incluem câmeras primárias “Fusion” de 48 MP que podem gravar vídeo HDR 4K/60 fps e salvar fotos como arquivos de 48 MP ou 24 MP.
A Apple os chama de Fusion porque você também pode usá-los como câmeras “telefoto” 2X cortando uma parte de uma imagem de alta resolução e salvando-a como um arquivo de 12 MP. (Aliás, é exatamente isso que os smartphones Google Pixel mais recentes também fazem).
O iPhone 16 e o iPhone 16 Plus também têm uma câmera ultrawide de 12 MP, enquanto o iPhone 16 Pro e o iPhone 16 Pro Max têm câmeras ultrawide de 48 MP e uma câmera telefoto de 48 MP com suporte para zoom óptico de 5X.
Os telefones da série iPhone 16 Pro também podem gravar vídeos em câmera lenta de 120 fps em resoluções de até 4K, graças aos seus processadores de alto desempenho (o iPhone 16 tem um chip Apple A18, enquanto o iPhone 16 Pro tem um processador Apple A18 Pro).
Os smartphones da série iPhone 16 da Apple começam a ser encomendados em 13 de setembro e estarão disponíveis a partir de 20 de setembro. Os preços iniciais variam de US$ 799 para um iPhone 16 básico a US$ 1199 para um iPhone 16 Pro Max.