E foi lançado o IPFire 2.29 Core 190 com criptografia pós-quântica, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
IPFire é uma distribuição Linux que se concentra na fácil configuração, bom manuseio e alto nível de segurança.
Esse sistema é operado por meio de uma interface intuitiva baseada na web que oferece muitas opções de configuração para administradores de sistema iniciantes e experientes.
O IPFire é mantido por desenvolvedores que se preocupam com a segurança e que atualizam o produto regularmente para mantê-lo seguro. O IPFire é fornecido com um gerenciador de pacote personalizado chamado Pakfire e o sistema pode ser expandido com vários add-ons.
Agora, Peter Müller, do projeto IPFire, anunciou hoje o lançamento e a disponibilidade geral do IPFire 2.29 Core 190.
Novidades do IPFire 2.29 Core 190
Alimentado pelo kernel Linux 6.6.63 LTS, a atualização IPFire 2.29 Core Update 190 está aqui para introduzir suporte para criptografia pós-quântica para trocas de chaves SSH, incluindo Streamlined NTRU Prime sntrup761 e X25519 com SHA-512 (sntrup761x25519-sha512) e Module-Lattice-based Key-Encapsulation Mechanism (MK-KEM, mlkem768x25519-sha256).
Por outro lado, esta versão remove o suporte para chaves RSA da IU da web do IPFire e Secure Shell (SSH) em novas instalações. Em instalações existentes, a chave RSA para SSH será mantida para não quebrar nenhuma ferramenta de monitoramento.
Michael Tremer disse que:
“Ainda acreditamos que o RSA é forte o suficiente para ser usado no mundo de hoje, mas como há suporte suficiente de navegador e cliente SSH para Criptografia de Curva Elíptica, que é considerada muito mais forte, queremos elevar o nível para quaisquer ataques futuros em potencial ao RSA.”
O IPFire 2.29 Core Update 190 também prepara o sistema operacional para suporte ao Wi-Fi 7, habilitando o Neighbourhood Scan e buscando o melhor canal por padrão, refatorando partes internas da IU da web do IPFire para facilitar a configuração do ponto de acesso sem fio e registrando o hostapd no syslog para tornar a depuração substancialmente mais fácil.
Além disso, a nova atualização do IPFire permite que os usuários configurem a interface RED para não exigir mais a opção RFC4039 Rapid Commit, permite habilitar ou desabilitar individualmente o tráfego IPsec de varredura, melhora as regras de firewall que usam o novo recurso SYN Flood Protection para serem liberadas em alterações e adiciona suporte para lidar com chaves pré-compartilhadas que contêm uma vírgula.
Ele também corrige alguns bugs menores na ponte Unbound/DHCP-Leases, aborda um bug na página de configurações de conexão OpenVPN quando uma conexão roadwarrior estava usando pools estáticos, adiciona uma opção de instalação de console serial em sistemas UEFI, melhora o processo de inicialização para exibir menos avisos ou mensagens informativas e atualiza o pacote de certificado CA.
Claro, vários componentes principais e complementos foram atualizados para suas versões mais recentes.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o IPFire 2.29 Core 190
A imagem ISO do IPFire 2.29 Core 190 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux