IPFire 2.29 Core 186 lançado com mitigações para Intel RFDS

E foi lançado o IPFire 2.29 Core 186 com mitigações para Intel RFDS, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

IPFire é uma distribuição Linux que se concentra na fácil configuração, bom manuseio e alto nível de segurança.

Esse sistema é operado por meio de uma interface intuitiva baseada na web que oferece muitas opções de configuração para administradores de sistema iniciantes e experientes.

O IPFire é mantido por desenvolvedores que se preocupam com a segurança e que atualizam o produto regularmente para mantê-lo seguro. O IPFire é fornecido com um gerenciador de pacote personalizado chamado Pakfire e o sistema pode ser expandido com vários add-ons.

Agora, o desenvolvedor do IPFire, Michael Tremer, anunciou o lançamento do IPFire 2.29 Core 186.

Novidades do IPFire 2.29 Core 186


A versão IPFire 2.29 Core Update 186 apresenta um kernel atualizado baseado no Linux 6.6.30 LTS, que inclui mitigações para a vulnerabilidade mais recente de Register File Data Sampling (RFDS), também conhecida como CVE-2023-28746, afetando processadores Intel, suporte de escalonamento de frequência de CPU para Raspberry Pi e suporte aprimorado a gráficos de CPU para processadores quando alguns núcleos virtuais estão offline.

IPFire 2.29 Core Update 186 também introduz suporte Spamhaus EDROP no DROP como um substituto para Alienvault, suporte Linux Landlock no software de análise de rede de código aberto Suricata e detecção de ameaças para proteger suas instalações IPFire contra qualquer acesso não autorizado ao sistema de arquivos devido a explorações, bem como suporte experimental para o sistema de arquivos Btrfs.

Sobre isso, Michael Tremer, desenvolvedor do IPFire, disse que:

“Atualmente, isso foi implementado para testar quais benefícios o IPFire poderia tirar deste novo design de sistema de arquivos. Ele permite a compactação de todos os dados que contém e permite criar instantâneos que podem se tornar úteis para o processo de desenvolvimento e permitir reversões mais fáceis.”

Outras mudanças dignas de nota na versão IPFire 2.29 Core Update 186 incluem uma ponte Unbound/DHCP Leases corrigida para evitar recargas desnecessárias do resolvedor DNS Unbound, um processo de inicialização mais silencioso removendo avisos desnecessários, bem como a remoção de complemento SSL quebrado e o sistema de computador de código aberto Icinga e o aplicativo de monitoramento de rede, pois não há interesse nele por parte dos usuários do IPFire.

Internamente, o IPFire 2.29 Core Update 186 vem com vários pacotes atualizados, incluindo Apache2 2.4.59, BIND 9.16.49, kmod 32, libhtp 0.5.48, SQLite 3.45.3, squid 6.9, strongSwan 5.9.14, Suricata 7.0.5, Bacula 13.0.4, dnsdist 1.9.3, Lynis 3.1.1, mympd 14.1.2, Tor 0.4.8.11, e tzdata 2024a.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o IPFire 2.29 Core 186

A imagem ISO do IPFire 2.29 Core 186 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição, onde você pode escolher para as arquiteturas x86_64 (Intel/AMD 64 bits) e AArch64 (ARM64).

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sair da versão mobile