E foi lançado o IPFire 2.27 Core Update 159 com kernel 5.10 LTS, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distribuição.
IPFire é uma distribuição Linux que se concentra na fácil configuração, bom manuseio e alto nível de segurança.
Esse sistema é operado por meio de uma interface intuitiva baseada na web que oferece muitas opções de configuração para administradores de sistema iniciantes e experientes.
O IPFire é mantido por desenvolvedores que se preocupam com a segurança e que atualizam o produto regularmente para mantê-lo seguro. O IPFire é fornecido com um gerenciador de pacote personalizado chamado Pakfire e o sistema pode ser expandido com vários add-ons.
Agora, Michael Tremer anunciou o lançamento do IPFire 2.27 Core Update 159.
Novidades do IPFire 2.27 Core Update 159
Com certeza, a maior mudança no lançamento do IPFire 2.27 Core Update 159 é uma nova atualização principal do kernel, já que a distribuição do firewall/roteador agora é alimentada pela série Linux 5.10 LTS com suporte de longo prazo, que receberá atualizações por cinco anos, até dezembro de 2026.
E, como esperado, a nova versão do kernel traz melhor suporte de hardware com seus muitos drivers novos e atualizados, especialmente drivers de rede, maior rendimento de rede por meio de recebimento de TCP de cópia zero e UDP e largura de banda de gargalo e controle de congestionamento RTT (BBR) para diminuir a latência do firewall na rede ao encaminhar pacotes.
A atualização do kernel Linux 5.10 LTS na versão IPFire 2.27 Core Update 159 também melhora o throughput wireless e a latência com Airtime Queue Limits, permitindo o uso de todos os algoritmos “Bufferbloat”, melhora muito o suporte para hardware ARM de 64 bits (AArch64) e melhora a segurança geral do sistema, aumentando a proteção contra vulnerabilidades de hardware da CPU.
Entre outras mudanças dignas de nota, o IPFire agora apresenta suporte ARM aprimorado para a arquitetura ARM de 32 bits, que foi alterado de armv5tel (ARMv5) para armv6l (ARMv6), muda para o formato de compactação Zstandard para a imagem de instalação ISO para tempos de descompressão mais rápidos durante a instalação e tempos de compressão mais rápidos durante o processo de compilação, bem como melhor modo autônomo no instalador em sistemas EFI.
O lançamento do IPFire 2.27 Core Update 159 também vem com um conjunto de ferramentas atualizado com GCC 11.1, GNU C Library 2.33 e GNU Binutils 2.36.1, bem como pacotes atualizados como Samba 4.14.6, ClamAV 0.103.3, Wireshark 3.4.7 e tftpd 5.2.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o IPFire 2.27 Core Update 159
A imagem ISO do IPFire 2.27 Core Update 159 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Os usuários existentes devem atualizar suas instalações o mais rápido possível (será necessário reinicializar para que a nova versão do kernel do Linux seja instalada corretamente).
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux