E foi lançado o IPFire 2.25 Core 158 com melhorias e pacotes atualizados, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
IPFire é uma distribuição Linux que se concentra na fácil configuração, bom manuseio e alto nível de segurança.
Esse sistema é operado por meio de uma interface intuitiva baseada na web que oferece muitas opções de configuração para administradores de sistema iniciantes e experientes.
O IPFire é mantido por desenvolvedores que se preocupam com a segurança e que atualizam o produto regularmente para mantê-lo seguro. O IPFire é fornecido com um gerenciador de pacote personalizado chamado Pakfire e o sistema pode ser expandido com vários add-ons.
Agora, Michael Tremer anunciou o lançamento do IPFire 2.25 Core 158.
Novidades do IPFire 2.25 Core 158
No IPFire 2.25 Core 158 agora é possível exportar conexões IPsec road warrior para dispositivos Apple para que possam ser facilmente importadas com apenas alguns cliques.
Isso torna a criação de conexões seguras com esses dispositivos rápida e infalível – mesmo quando há certificados envolvidos.
Nesta atualização, a partição raiz da imagem flash foi aumentada para 1600 MiB por padrão. O tamanho mínimo do disco necessário ainda é de 2 GB.
Várias mudanças menores vêm com essas mudanças: Os certificados agora têm tempos de validade normais (em vez de cem anos).
Nos complementos, o dnsdist recebeu um initscript melhorado que irá imprimir quaisquer problemas de configuração antes de tentar iniciar ou reiniciar o daemon.
Foram atualizados os seguintes pacotes: cups-filter1.28.9, elfutils0,185, flac1.3.3, libogg1.3.5, nano5.8, netsnmpd5.9.1, Postfix 3.6.1, sarg2.4.0, tcpdump4.99.1, tmux3.2a, Tor 0.4.6.5.
Alguns pacotes foram descartados porque não tinham um mantenedor por um longo tempo, o projeto original foi descontinuado ou é improvável que haja algum usuário deixado de fora.
O projeto recomenda instalar esses aplicativos em uma máquina diferente do que o próprio firewall: Asterisk, dpfhack, lcd4linux, miniupnpd, motion, SANE, sendEmail. Eles serão desinstalados automaticamente em todos os sistemas.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o IPFire 2.25 Core 158
A imagem ISO do IPFire 2.25 Core 158 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux