Michael Tremer anunciou o lançamento de uma nova atualização importante de sua distribuição de firewall Linux profissional, o IPFire 2.21 Core 122. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
- Como instalar o poderoso utilitário de rede Nmap no Linux
- Como instalar o módulo de segurança do Banco Itaú no Linux
- Como instalar o app de backup Kopia no Linux via AppImage
IPFire 2.21 Core 122 é uma distribuição Linux que se concentra em fácilidade de configuração, bom manuseio e alto nível de segurança.
Ele é operado através de uma interface web intuitiva via navegador, que oferece muitas opções de configuração para administradores de sistemas iniciantes e experientes.
O IPFire é mantido por desenvolvedores que estão preocupados com a segurança e que atualizam o produto regularmente para mantê-lo seguro.
O sistema é fornecido com um gerenciador de pacotes personalizado chamado Pakfire e o sistema pode ser expandido com vários complementos.
Os desenvolvedores notaram o fato de que o IPFire permanece rigido e seguro, apesar dos patches de melhoria de segurança do grsecurity terem sido removidos, já que muitos de seus recursos foram portados para versões anteriores (backported).
A nova versão do kernel também torna o IPFire incompatível com os sistemas ARM, o que significa que os usuários teriam que fazer uma nova instalação do IPFire e restaurar a partir de um backup recente.
Novidades do IPFire 2.21 Core 122
O IPFire 2.21 Core Update 122 está agora disponível para download como um drop-in substituto para o IPFire 2.19 Core Update 120 e, finalmente, aumentar o número da versão de 2.19 para 2.21.
No entanto, sendo esta uma grande atualização, ela foi dividida em duas partes. Então você terá primeiro que instalar o IPFire 2.19 Core Update 121 para poder rodar a versão do IPFire 2.21 Core Update 122.
No anúncio, Michael Tremer, disse o seguinte:
“Por favor, note que dividimos essa atualização em duas partes. Primeiro, você precisará instalar o IPFire 2.19 – Core Update 121 e, depois, a segunda parte será instalada automaticamente. Por favor, seja paciente e deixe o sistema completar a atualização. Quando tudo estiver pronto, por favor, reinicie o novo kernel.”
O novo recurso mais proeminente do IPFire 2.21 Core Update 122 é o kernel Linux 4.14.50, que contém correções para as vulnerabilidades de segurança Meltdown e Specter em várias arquiteturas de hardware, junto com uma atualização de firmware de microcódigo para processadores Intel.
No entanto, os patches de grsecurity para o kernel do Linux foram removidos por serem incompatíveis com este kernel.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Em uma tentativa de tornar o IPFire mais rápido e menor em tamanho, os desenvolvedores uniram as imagens flash em uma imagem capaz de inicializar em máquinas com saída de vídeo normal e console serial.
Além disso, as novas imagens do IPFire 2.21 são compactadas com o algoritmo de compactação XZ, para tornar os downloads mais rápidos e descompactação mais rápida.
Outra mudança interessante da versão do IPFire 2.21 é o fato de que o layout da partição foi modificado para não incluir mais a partição /var usada para logs e coleta de dados do sistema, que agora estão incluídos em uma única partição como parte do resto o sistema operacional.
Para completar, o tamanho da partição /boot foi aumentado para 128MB.
Outras alterações dignas de nota incluem uma lista atualizada de Autoridades de Certificação (CA) confiáveis, firmware atualizado para várias rodapés e drivers e uma interface Web de usuário aprimorada que agora é capaz de exibir usuários logados no console.
O IPFire 2.21 Core Update 122 também vem com os add-ons ClamAV 0.100.0 e nagios-nrpe 3.2.1.
Os componentes atualizados incluem o GCC 7.3.0, GRUB 2.02, CMake 3.11.2, ISC dhcp 4.4.1, dhcpcd 6.11.5, GNU nano 2.9.7, GNU wget 1.19.5, xz 5.2.4, tar 1.30, diffutils 3.1.6, htop 2.2.0, Nmap 7.70, OpenSSH 7.7p1, PowerTOP 2.9, PCRE 8.42, Unbound 1.7.1, xtables-addons 2.13, bwm-ng 0.6.1-f54b3fa, crda 3.18, u-boot 2018.03, iw 4.14, sarg 2.3.11, rng-tools 6.2, beep 1.3, libidn 1.34 e Apache 2.4.
Baixe e experimente o IPFire 2.21 Core 122
A imagem ISO do IPFire 2.21 Core 122 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
O que está sendo falado no blog
- GPD Pocket 2 não terá uma versão com Ubuntu em nova campanha
- Como instalar a versão multiplataforma do IRPF 2018 no Linux manualmente
- IPFire 2.21 Core 122 lançado – Confira as novidades e baixe ou atualize
- Nautilus terá uma melhor experiência Flatpak no GNOME 3.30
- openSUSE Tumbleweed já recebeu o KDE 5.13.3 e Kernel 4.17.9